Obras de requalificação junto a ribeira de Gouveia em fase de conclusão

O presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, anunciou hoje que as obras de requalificação de um local junto da ribeira daquela cidade estão em fase de conclusão e devem ser inauguradas em junho.

“Estamos nos pormenores finais de uma grande obra de requalificação na cidade de Gouveia, de um local junto à ribeira, onde antigamente havia umas fábricas e oficinas e que fruto do abandono estavam degradadas”, disse hoje o autarca à agência Lusa.

Segundo Luís Tadeu, a Câmara adquiriu o espaço e requalificou-o, “mantendo alguma memória do que lá existiu, nomeadamente das fábricas, preservando algumas fachadas e, por outro lado, tornando aquele espaço num local de lazer e de exercício físico para as pessoas, seja para as crianças seja para os adultos”.

O investimento superior a um milhão de euros foi realizado num espaço que tem “sempre a ribeira como fio condutor” e onde existe “muita vegetação, muitas plantas e muitas árvores”.

O autarca lembra que o local “já não estava disponível para as pessoas”, daí a intervenção realizada no âmbito de um projeto de regeneração urbana da cidade de Gouveia.

Após a conclusão das obras, Luís Tadeu espera que tanto os residentes como os visitantes “tenham orgulho” naquele novo espaço citadino.

Vaticina que os utilizadores certamente “vão encontrar uma cidade muito mais acolhedora, muito mais simpática e muito mais verde”.

A inauguração do novo espaço de lazer será efetuada no mês de junho, para que, com o bom tempo, “as pessoas possam tirar o maior partido possível daquele espaço”, referiu.

O autarca de Gouveia disse ainda à agência Lusa que a área intervencionada se localiza no acesso ao centro da cidade e como naquela zona não havia passeio e as pessoas “andavam na estrada” foi construído um passeio suspenso.

O novo passeio “tem uma vista fantástica sobre o espaço que agora foi requalificado e sobre a cidade”, revelou Luís Tadeu.

“É como que uma varanda para a cidade e eu espero, e estou certo, que os gouveenses vão ter bastante prazer em utilizar aquele espaço”, concluiu o responsável.

As obras de regeneração urbana da cidade de Gouveia também contemplaram, para além da zona da ribeira (conhecida como o local da antiga fábrica das bobines), o muro do Jardim de Viriato, a área em frente aos Paços do Concelho e a rua Casimiro de Andrade.

As obras, que para além da melhoria da qualidade de vida dos habitantes também pretendem aumentar a capacidade de atração turística de Gouveia, foram candidatadas ao programa Mais Centro, registando uma comparticipação de 85 por cento, segundo a autarquia.


Conteúdo Recomendado