Obras da 7ª edição do Prémio Abel Manta de Pintura expostas em Gouveia

Atá ao dia 10 de setembro, irão estar em exposição no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, as 14 obras selecionadas pelo júri no Concurso da 7ª edição do Prémio Abel Manta de Pintura 2017.

Das 84 obras de 60 artistas que estiveram a concurso na 7ª edição do Prémio Abel Manta de Pintura 2017, o júri selecionou 14 obras de 10 artistas que estarão em exposição para quem quiser apreciar.

A exposição estará patente ao público entre o dia da sua inauguração, a 10 de agosto, a 10 de setembro, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.
O horário de funcionamento do Museu é de terça a domingo, das 9h30 às 12h30, e das 14h00 às 18h00.

O PINTOR ABEL MANTA

Abel Manta nasceu em Gouveia a 12 de outubro de 1888. Frequentou a Escola de Belas Artes de Lisboa onde cursou pintura. Em 1919 muda-se para Paris, onde continua a sua formação artística e expõe. Regressa a Lisboa em 1925. Em 1926 leciona numa escola técnica na cidade do Funchal. De novo em Lisboa no ano seguinte, casa com Clementina Carneiro de Moura.
Em 1928 nasce o seu único filho João Abel Manta. Vencedor de vários prémios individuais, foi responsável por recriar a imagem de Portugal em diversos certames pela Europa, nomeadamente na decoração do pavilhão de Portugal na Exposição de Sevilha em 1929 e nas Exposições de Paris em 1931 e 1937. Faleceu em Lisboa a 9 de Agosto de 1982.

MUSEU DE ARTE MODERNA ABEL MANTA

O Museu Municipal Abel Manta encontra-se significativamente instalado num edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, patrocinadores dos estudos artísticos de Abel Manta. Composto por sete salas de exposição permanente e uma de exposições temporárias, biblioteca de artes, serviços educativos, receção e loja do Museu, este espaço alberga o núcleo da obra de Abel Manta só por si merecedora de uma visita demorada, à qual se juntam trabalhos de ilustres mestres como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Júlio Pomar, Menêz e Paula Rego.


Conteúdo Recomendado