Evento Terminado em

O ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” decorre este sábado em Almeida

Início: 2021-07-16 09:00:00
Fim:
Local do Evento: Almeida
Entidade Promotora: Aldeias Históricas de Portugal

No final haverá um concerto de Paulo de Carvalho e Victor Zamora, às 22 horas.

Almeida recebe no sábado mais uma edição do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” promovido pela associação das Aldeias Históricas de Portugal. O evento tem como temática “Do convento à roda dos expostos” e levará muitos visitantes.


Para a edição deste ano está previsto o programa diversificado como explica a organização: “teremos visitas guiadas encenadas e comentadas por verdadeiros conhecedores deste universo, olharemos o património religioso edificado num renovado contexto; provaremos a nova doçaria conventual, criada a partir de velhas receitas e pelas mãos de uma Almeidense; degustaremos receitas obtidas através de profunda pesquisa”.


No final haverá um concerto de Paulo de Carvalho e Victor Zamora, às 22 horas.


Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia, podendo a festa será acompanhada via “streaming”no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

Para fazer inscrição é necessário contactar o Posto de Turismo de Almeida, através do número 271 149 451 ou do email.

17 de Julho

A partir das 10:00

A doçaria e os saberes antigos compõem a mesa com as saudações do Senhor Governador da Praça… onde a Bola Doce é senhora mestre.

Receção de visitantes junto do Turismo Municipal.

10:30 – Visita Guiada – OS ENJEITADOS DA FORTUNA EISPOSTOS NA RODA DO TEMPO

Inicio da Praça Dr. Casimiro Matias

A visita cruza texto e pesquisa do Prof. Doutor Augusto Moutinho Borges, historiador e professor universitário com a performance da equipa artística da CARB dirijida por Miguel Fonseca, proporcionando assim uma viagem no tempo e percebendo melhor a origem e função da casa da roda dos expostos.

A visita tem como ponto de encontro o pelourinho que voltará a estar na praça onde esteve outrora e percorrerá os locais por onde as crianças eram deixadas, terminando na “Roda dos Eispostos”.

Max 30 pessoas

15:00 – Apresentação Doçaria Conventual

Local: Praça do Queijo

Pastel do Loreto | Café e meia Lua |Café e 23

Partindo das múltiplas receitas de doçaria recolhidas no território, uniu-se o talento e gosto pela doçaria e pastelaria da Almeidense Sara Dias, com o conhecimento e competências técnicas de Valdemar Onofre para apresentar o Pastel do Loreto, que todos poderão provar e comentar.

(limitado à lotação do espaço)

16:30 – Visita Guiada – “ITINERÁRIOS DA FÉ… TRÊS IGREJAS, UMA HISTÓRIA”

Percurso: Da Igreja de Nossa Senhora do Loreto à Igreja da Misericórdia

por Augusto Moutinho Borges

Max 30 (pessoas)

19:30 –Showcooking Orientado pelo Chef Álvaro Costa com Olga Cavaleiro

Local: Praça do Queijo

Chef Álvaro Costa é o convidado para reinterpretar uma ementa típica, partindo do trabalho de investigação que de Olga Cavaleiro da gastronómica Local. A partir deste levantamento, que deu origem a uma carta Gastronómica e a um conjunto de ementas, o Chef Álvaro Costa é convidado a elaborar os pratos que serão servidos ao reduzido número de comensais enquanto ambos partilham conhecimentos e experiências.

max. 35 pessoas

22:00 – Concerto Paulo de Carvalho convida Victor Zamora

Local: Claustro do Convento

Um clássico da música portuguesa, Paulo de Carvalho num recital com o pianista cubano Victor Zamora.

Duas culturas musicais que se encontram na experiência destes dois músicos. Um recital intimista que tem como base canções de Paulo de Carvalho, viajando por caminhos musicais novos através da colaboração de Victor Zamora.

Voz e Piano é o que podem ver e ouvir em canções que já conhecem na voz do Paulo. “E Depois do Adeus”, “Os Meninos de Huambo”, “Prelúdio (Mãe Negra)”, “O Cacilheiro”, “Lisboa Menina e Moça” ou “O Fado”, são algumas das canções que se podem ouvir, em conjunto com histórias de vidas dos seus autores.

Max 90 pessoas


Conteúdo Recomendado