Novos estudantes da UBI vão reflorestar encosta da Serra da Estrela

No âmbito da atividade ambiental criada este ano pela UBI, vão ser plantadas mil árvores numa das vertentes da Serra, junto à cidade da Covilhã.

A Universidade da Beira Interior (UBI) promove no início deste ano letivo uma iniciativa de valorização ambiental da região, que permitirá aos novos alunos deixar a sua marca na paisagem da Serra da Estrela. Trata-se de uma campanha de reflorestação da encosta junto à cidade da Covilhã, no âmbito da qual serão plantadas cerca de mil árvores, uma por cada estudante que inicia este ano um dos cursos de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado da instituição. A iniciativa “1 novo aluno = 1 árvore” vai desenvolver-se ao longo de uma semana, entre os dias 25 e 29 de setembro.

A cada um dos participantes caberá plantar uma árvore, tendo sido escolhidas carvalhos, azinheiras e sobreiros. Esta seleção foi feita com o aconselhamento de um engenheiro florestal, para garantir a sobrevivência e manutenção da flora local.

A atividade de reflorestação, que conta com o apoio do Banco Santander, vai abranger uma zona fustigada por um dos muitos incêndios que têm atingido o concelho nos últimos anos, permitindo assim a sua recuperação com a ajuda dos estudantes que estão a chegar à cidade. Desta forma, a UBI pretende que os seus novos alunos contribuam para o restabelecimento de uma zona ardida, ao mesmo tempo que dão um contributo para a melhoria das condições sociais, paisagísticas e ambientais da comunidade onde se vão integrar nos próximos anos. Ao mesmo tempo, permitirá aos estudantes conhecer novos espaços da cidade, alguns mais afastados das faculdades onde irão ter aulas.

A atividade “Reflorestação – 1 novo aluno = 1 árvore” irá também contribuir para a receção responsável dos novos alunos, através da interação dos estudantes do 1.º ano com os restantes. Constitui-se assim como uma das atividades enquadradas na integração dos estudantes que pretendem incentivar práticas responsáveis.

A outra decorre ao longo das próximas semanas e consiste no concurso “Integro”, que vai premiar os núcleos de estudantes que criem ações destinadas aos novos alunos que, entre outros objetivos, estimulem o bom acolhimento, desenvolvimento da criatividade e sensibilização dos estudantes para o papel da solidariedade, promovendo a integração social.


Conteúdo Recomendado