Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior hoje no Fundão

O evento, que decorrerá no Centro de Desenvolvimento e Inovação da Altran Portugal, conta com participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, acompanhado pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, apresentará as propostas do financiamento base dos Laboratórios Colaborativos nos termos da reprogramação do programa PT2020, numa sessão que decorre hoje no Centro de Desenvolvimento e Inovação da Altran Portugal, no Fundão, a partir das 11 horas.

Os Laboratórios Colaborativos visam criar, direta e indiretamente, emprego qualificado e emprego científico em Portugal através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

Denominados de CoLAB, os mesmos devem responder ao desafio da densificação do território nacional em termos de atividades baseadas em conhecimento, através de uma crescente consolidação de formas de colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o tecido económico e social, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais.

A sessão pública realiza-se no Centro de Desenvolvimento e Inovação da Altran, no qual mais de 300 engenheiros das áreas da Engenharia de Software e Verificação e Validação desenvolvem projetos destinados à Industria Aeronáutica, Automóvel, Telecomunicações e Dispositivos Médicos, entre outros.

Para além da visita às instalações e de um diálogo com estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), o MCTES ficará a conhecer os projetos de I&D desenvolvidos pela Altran Portugal em parceria com instituições de ensino superior, nomeadamente, com a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e o Instituto Politécnico da Guarda.

 

 

Programa

11h – Receção aos convidados

11h10 – Boas Vindas  

 Célia Reis, Altran

 Paulo Fernandes, Presidente da Câmara do Fundão

11h20 – Iniciativas de I&D e Formação Avançada da Altran Portugal – Rodrigo Maia

11h30 – Reprogramação do Programa PT2020 – Novos Estímulos ao Investimento em I&D e Formação Avançada entre Politécnicos e Empresas

Intervenção Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza

Intervenção Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor 

12h – Visita guiada às Instalações do Centro de Engenharia da Altran no Fundão

12h20 – Contactos com os alunos do Curso TESP de Comunicações Móveis do Instituto Politécnico Castelo Branco

12h40 – Conclusão da Visita 


Conteúdo Recomendado