Novo reitor da Universidade da Beira Interior eleito em abril

De acordo com o edital do CG-UBI, o reitor “deve ser uma individualidade académica de reconhecido mérito e experiência profissional relevante.

O próximo reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) vai ser eleito entre 14 e 26 de abril e exercerá funções de 2021 a 2025.

Em nota de imprensa, a instituição refere que o Conselho Geral da UBI (CG-UBI) já definiu o calendário das eleições para o novo mandato e que as candidaturas devem ser apresentadas àquele órgão entre os dias 19 de fevereiro e 22 de março.

“Os candidatos aceites participam em audiências públicas agendadas para 14 de abril. A eleição é da responsabilidade do CG-UBI e terá lugar numa data entre 14 e 26 de abril”, acrescenta.

A informação especifica que “podem candidatar-se ao cargo professores e investigadores da UBI ou de outras instituições nacionais ou estrangeiras de ensino universitário ou de investigação, em exercício efetivo de funções”.

De acordo com o edital do CG-UBI, o reitor “deve ser uma individualidade académica de reconhecido mérito e experiência profissional relevante, dotada de uma visão estratégica adequada à prossecução de uma política de valorização da UBI, capaz de promover valores humanísticos e científicos num ambiente de colegialidade e de inclusão da diversidade de todos os seus membros”.

O reitor será escolhido pelo CG-UBI, cujos 29 elementos foram recentemente definidos, 15 dos quais representantes dos professores e dos investigadores, cinco representantes dos estudantes, um representante do pessoal não docente e mais oito personalidades cooptadas, que são externas à instituição.


Conteúdo Recomendado