Novartis, Glaxo e Lilly consolidam negócios da saúde

A Novartis anunciou hoje que chegou a acordo para comprar o negócio de medicamentos contra o cancro à GlaxoSmithKline, por 16 mil milhões de dólares.

Em simultâneo, a Novartis vai constituir uma parceria com a Glaxo para a área da saúde ao consumidor.

O grupo farmacêutico vai ainda alienar a operação de saúde animal à Eli Lilly por 5,4 mil milhões de dólares e o negócio de vacinas, excluindo as da gripe, à Glaxo por 7,1 mil milhões.

Estas operações inserem-se num plano de reestruturação revelado já no ano passado pelo presidente executivo da Novartis, Joe Jimenez, que analisou os negócios do grupo com menor dimensão com vista à sua alienação.

A parceria da Novartis e da Glaxo para a área da saúde ao consumidor deverá gerar receitas de 10,9 mil milhões de dólares, estima a Glaxo, que vai controlar a empresa com uma participação de 63,5%. Esta joint-venture irá comercializar marcas como o Excedrin, analgésico da Novartis, ou o dentífrico Sensodyne da Glaxo.

A Glaxo vai incorporar no seu portfólio vacinas como a Bexsero para a meningite e a Cervarix para o papilomavírus.

“As oportunidades para a construção de escala e que combinam activos de alta qualidade nas vacinas e cuidados de saúde ao consumidor são escassos”, disse o presidente executivo da Glaxo, Andrew Witty, em comunicado. “Com esta transacção, vamos reforçar substancialmente dois dos nossos principais negócios e criar novas opções importantes para aumentar o valor para os accionistas.”

A Glaxo estima que a transacção esteja concluída durante o primeiro semestre de 2015, sendo que está ainda sujeita a aprovações regulatórias.
Por sua vez, a Lilly adiantou que a aquisição da operação de saúde animal à Novartis cria a segunda maior empresa de saúde animal do mundo.


Conteúdo Recomendado