Nova zona industrial de Trancoso com 15 lotes está em fase de conclusão

A nova zona industrial de Trancoso, no distrito da Guarda, que disponibiliza 15 lotes de terreno, está em fase de conclusão e já regista uma grande procura por parte dos empresários, disse hoje o município.

“Será uma obra que rapidamente ficará preenchida, porque a procura [de lotes de terreno], a manifestação de interesse [dos investidores], é grande”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Trancoso.

Segundo Amílcar Salvador, tem havido “uma manifestação muito grande de interesse” por empresários de ramos da carpintaria, serralharia e agroalimentar, e a venda dos novos lotes industriais vai depender do regulamento público que está em elaboração.

Os empresários “irão poder candidatar-se a esses lotes em função do investimento que pretendem, da atividade que pretendem, a mais criativa, a menos criativa, do número de postos de trabalho, portanto, do volume de negócios que pretendem” atingir, explicou.

“São três ou quatro critérios que já estão pensados e já no regulamento”, porque o município disponibilizará o metro quadrado de terreno por um preço base “da ordem dos dois euros”, disse.

O autarca adiantou que a Câmara Municipal está “a terminar a elaboração do regulamento para atribuição dos lotes” e os “critérios de seleção das empresas vão ser também tornados públicos em breve”.

Segundo o presidente da autarquia de Trancoso, as obras de construção da nova zona industrial estão na reta final e devem ficar prontas “dentro de um a dois meses”.

Amílcar Salvador admite que venha a ser feita uma “pequena alteração” ao Plano Diretor Municipal (PDM) para permitir a instalação, para além de indústrias, de estabelecimentos de comércio e de serviços, que, neste momento “não se podiam instalar ali”.

A construção da nova zona industrial de Trancoso foi adjudicada em novembro de 2018, pelo valor de 844 mil euros, e a Câmara Municipal obteve um financiamento europeu de 710 mil euros, no âmbito do Portugal 2020.

Segundo Amílcar Salvador, a obra vai permitir “dar resposta aos pedidos dos empresários”, porque aquela autarquia do distrito da Guarda não tem lotes disponíveis “há mais de 20 anos”.

A nova zona industrial da cidade de Trancoso, com uma área total de 4,5 hectares, está a ser edificada próximo do atual parque industrial, junto da estrada municipal que faz a ligação entre aquela cidade e a localidade de Fiães.



Conteúdo Recomendado