Notas da segunda fase de exames do secundário afixadas esta quinta-feira

As notas da segunda fase dos exames nacionais do ensino secundário, que se realizou entre 16 e 18 de julho, são afixadas esta quinta-feira. A segunda fase esteve reservada aos alunos que, por motivos excecionais, não puderam comparecer à primeira fase, obrigatória, ou que se inscreveram para fazer melhoria de nota. Na primeira fase, que […]

As notas da segunda fase dos exames nacionais do ensino secundário, que se realizou entre 16 e 18 de julho, são afixadas esta quinta-feira.
A segunda fase esteve reservada aos alunos que, por motivos excecionais, não puderam comparecer à primeira fase, obrigatória, ou que se inscreveram para fazer melhoria de nota. Na primeira fase, que decorreu de 17 junho a 2 de julho, foram feitas 251.323 provas. Em dez das 18 disciplinas sujeitas a exame, as médias foram negativas e, em sete dessas dez, os resultados foram piores do que em 2012. As médias dos exames a Matemática A, Biologia e Geologia e Física e Química A foram negativas, com notas médias entre 7,8, a Física e Química, e 8,2, a Matemática A. A taxa de reprovação nestas três disciplinas, essenciais para os estudantes que pretendem prosseguir estudos superiores em áreas como a Engenharia ou a Medicina, variou entre os 16 e os 24%. A prova de Português, fundamental para os alunos das Humanísticas acederem ao ensino superior, teve este ano igualmente uma média negativa, de 8,9 valores, abaixo dos 9,5 de 2012. A taxa de reprovação subiu dos oito para os 10%, quando comparada com a do ano passado. A média positiva mais alta verificou-se a Desenho, com uma nota de 12,1, apenas mais uma décima do que os 12 valores registados em 2012. A disciplina registou a taxa de reprovação mais baixa, apenas 1%. Considera-se uma média positiva uma nota igual ou superior a 10 valores, sendo que as classificações são atribuídas tendo por base uma escala que varia entre 0 e 20. Os exames nacionais valem 30% na nota final do aluno.

Conteúdo Recomendado