No santuário da N. S. do Desterro há um jardim e figuras de tamanho real

Foi classificado como conjunto de interesse público, mas o pároco da freguesia não percebe esta “moda” de se classificar todos os santuários. “Talvez venha aí uma chuva de dinheiro para os restaurar a todos”, ironiza.

No concelho de Seia existe uma capela que é um jardim com flores. E outra onde as figuras bíblicas são exatamente do tamanho real. É o Santuário da Nossa Senhora do Desterro, foi classificado como conjunto de interesse público.

O santuário é composto por 10 capelas, cada uma com um ponto de interesse específico. A primeira terá sido construída em 1650. As outras nove foram erguidas ao longo de mais de 200 anos, nas margens do rio Alva.

O conjunto evoca os ciclos da Infância e Paixão de Cristo. O professor António Abrantes mostrou à Renascença duas das capelas: a dos Doutores e outra capela, onde, depois de se abrir a porta, se dá de caras com um jardim – é a capela do Horto.

Estas capelas foram classificadas há pouco tempo como conjunto de interesse público, nomeação que não exalta o ânimo do padre José Martinho, pároco da freguesia há 63 anos.

“Em termos de investimento, não vamos ter ajudas nenhumas. Vamos até ter dificuldades, porque se quisermos mexer num santo ou no altar vamos ter de pedir autorização não sei a quem”, lamenta.

“Parece que hoje está na moda classificarem todos os santuários, não sei porquê. Talvez venha aí uma chuva de dinheiro para os restaurar a todos”, acrescenta.

Se o dinheiro cair como chuva, o padre Martinho gostava de, por exemplo, restaurar a casa dos romeiros. É que, em tempos o Santuário recebia milhares de peregrinações.

“Imensas [pessoas], mas agora vem menos gente. Isto é um sítio paradisíaco”, afirma.

Com ajuda de donativos o Santuário tem sido alvo de diversas melhorias, que devem prolongar-se nos próximos tempos. É, pelo menos, essa a expectativa de Celso Santos, da confraria da Nossa Senhora do Desterro.

Os nomes das dez capelas do santuário são: capela Senhora da Anunciação, capela dos Doutores, capela do Encontro, capela do Calvário, capela do Nicho, capela da Sr. do Desterro, capela da Senhora da Apresentação, capela da Senhora da Piedade, capela do Horto e capela da Senhora da Boa Viagem.

O dia 15 de agosto é considerado o mais importante do ano para a aldeia da Senhora do Desterro.


Conteúdo Recomendado