Nevoeiro e frio marcam noite e dia de Natal

O nevoeiro persistente e o frio, com temperaturas muito baixas no interior, vão marcar a noite e o dia de Natal, segundo a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

“Para quarta e quinta-feira estamos a prever uma situação de vento fraco, muita nebulosidade baixa e neblinas um pouco por todo o território, nomeadamente no nordeste transmontano e em alguns locais da Beira Alta, onde esses nevoeiros vão ser persistentes”, indicou a meteorologista.
De acordo com Maria João Frada, a situação de nebulosidade baixa ou nevoeiro deverá manter-se até quinta-feira (dia 25). “Apesar de ser mais persistente no interior, estamos a prever existência de nevoeiro também na Grande Lisboa hoje ou amanhã [quarta-feira] em especial na zona do Vale do Tejo”, informou. No que diz respeito às temperaturas máximas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que variem entre 15 e os 18 graus centígrados (ºC), à exceção do interior norte e centro, onde deverão estar entre os 9 e os 13ºC. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre 4 e 7ºC em Portugal continental, devendo variar entre -2 e 2ºC no interior Norte e Centro e entre 7 e 10ºC no Algarve. “As mínimas serão relativamente baixas, principalmente no interior, onde haverá formação de geada que, associada aos nevoeiros e baixas temperaturas, poderá ser de nevoeiro gelado”, disse Maria João Frada, acrescentando que não está prevista precipitação até quinta-feira. De acordo com o IPMA, na altura da passagem de ano, a partir do dia 27 e até ao dia 2 de janeiro, “há uma probabilidade de ocorrência de precipitação entre 35 e 65% nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e entre 5 e 35% a sul do referido sistema”.


Conteúdo Recomendado