Neve na Serra da Estrela permite abrir novas pistas como atração para a Páscoa

«Com a neve que caiu reuniram-se condições para a marcação de duas novas pistas», explicou Artur Costa Pais, administrador da Turiestrela, à agência Lusa. A estância de desportos de inverno da Serra da Estrela tem novas pistas a funcionar a partir desta semana, prontas para serem a principal atração desta Páscoa, caso as condições meteorológicas […]

«Com a neve que caiu reuniram-se condições para a marcação de duas novas pistas», explicou Artur Costa Pais, administrador da Turiestrela, à agência Lusa.
A estância de desportos de inverno da Serra da Estrela tem novas pistas a funcionar a partir desta semana, prontas para serem a principal atração desta Páscoa, caso as condições meteorológicas o permitam. «Com a neve que caiu reuniram-se condições para a marcação de duas novas pistas», explicou Artur Costa Pais, administrador da Turiestrela, à agência Lusa. Quem usar a estância passa a dispor de seis a sete quilómetros de descidas acessíveis através de três telesquis e uma telecadeira. Dezembro e janeiro «foram meses sem neve», mas a parte final da temporada «está abençoada, com neve muito boa que cai sem vento», descreve Artur Costa Pais. De acordo com as previsões meteorológicas, «tudo leva a crer que o cenário esteja garantido» até à Pascoa, até porque se prevê «mais queda de neve para os próximos dias». De acordo com aquele responsável, para esta quadra, a ocupação dos dois hotéis e casas de montanha da empresa, em plena Serra da Estrela, ronda os 90%. «O que sentimos é que grande parte das pessoas que iam para fora deixaram de ir e optaram pela Serra da Estrela», refere, a propósito dos efeitos da crise. No caso, a austeridade parece estar a trazer frutos, com um desvio de turistas para o mercado interno que fez inclusivamente com que a Turistrela tenha tido este ano os melhores meses de janeiro e fevereiro «de todos os tempos» em termos de ocupação hoteleira. Março está a registar também «resultados excelentes», acrescenta. Artur Costa Pais não tem dúvidas de que «há uma tendência para fazer férias cá dentro: vê-se gente nova que nunca veio à Serra da Estrela, mas que sabe fazer esqui». Por entre os praticantes, destaca-se a presença de famílias. Rita Câmara Pestana é uma das visitantes que aproveita as férias escolares da Páscoa: está rodeada pelos três filhos, com a ajuda do marido para tomar conta das brincadeiras. É a primeira vez que os mais novos estão na neve, o mais novo com dois anos, sendo que a Serra da Estrela é apontada «como o sítio ideal, perto de casa, para saber se as crianças gostam ou não». A família residente em Cascais vai passar dois dias na montanha, com uma das manhãs dedicada a brincadeiras com trenós na neve e a tarde preenchida com aulas de esqui. A Turistrela disponibiliza informação atualizada em permanência sobre a estância em www.skiserradaestrela.com na Internet.

Conteúdo Recomendado