Neve fecha escolas na cidade da Guarda e em seis concelhos do distrito

As aulas estão hoje suspensas nas escolas da cidade da Guarda e em seis concelhos do distrito devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte da proteção civil. «Está a nevar com alguma intensidade e as aulas nas escolas da cidade da Guarda foram suspensas a partir das 11 horas. Os autocarros dos […]

As aulas estão hoje suspensas nas escolas da cidade da Guarda e em seis concelhos do distrito devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte da proteção civil.
«Está a nevar com alguma intensidade e as aulas nas escolas da cidade da Guarda foram suspensas a partir das 11 horas. Os autocarros dos transportes escolares estão na central de camionagem para levarem os alunos de regresso às aldeias», disse Eduardo Matas, coordenador do serviço municipal de proteção civil. Segundo o responsável, aquele serviço, em colaboração com os bombeiros voluntários locais, está a «tratar do fornecimento de refeições aos idosos» apoiados por lares e centros de dia da cidade. Na cidade mais alta do país «ainda se circula» nas estradas e ruas «embora, em alguns locais, já com alguma dificuldade», disse Eduardo Matas. A Câmara da Guarda publicou uma nota na sua página na Internet, na qual refere que «a Proteção Civil Municipal, as equipas de exterior da autarquia e demais entidades estão a trabalhar por forma a minimizar os efeitos do mau tempo e a ajudar as pessoas que mais necessitam». «Por motivos de segurança e em caso de utilização do carro circulem com a máxima precaução e evitem os percursos que apresentem dificuldades; mantenham-se atentos às informações veiculadas via rádio e internet e evitem congestionar as linhas telefónicas dos serviços de proteção civil municipal», apela. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda adiantou à Lusa que, devido à queda de neve, também estão fechados os estabelecimentos de ensino dos municípios de Meda, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Trancoso, Vila Nova de Foz Côa e Aguiar da Beira. No concelho de Aguiar da Beira apenas foram canceladas as atividades letivas na escola secundária, indicou. Na Serra da Estrela, «as estradas de acesso ao maciço central estão todas cortadas», referiu o CDOS.

Conteúdo Recomendado