O vice-presidente da Câmara de Manteigas, José Manuel Cardoso, disse à agência Lusa que a decisão foi tomada “porque não estavam reunidas as condições para os transportes escolares circularem”.
Na decisão do agrupamento escolar de Manteigas também pesou o facto de no período da tarde, “só uma turma do secundário é que tinha aulas”.
A queda de neve mantém hoje encerradas praticamente todas as estradas da Serra da Estrela, disse à agência Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve da Estradas de Portugal, nos Piornos.
Segundo a fonte, apenas as ligações entre Covilhã – Piornos e Sabugueiro – Seia se encontram ainda abertas ao trânsito.
O acesso ao maciço central da montanha (Piornos – Torre e Torre – Lagoa Comprida) foi encerrado na quinta-feira às 16h15, enquanto os restantes troços (Lagoa Comprida – Loriga – Sabugueiro e Sabugueiro – Gouveia -Penhas Douradas – Manteigas – Piornos) ficaram interditos à circulação rodoviária a partir das 7h51 de hoje.
A mesma fonte disse à agência Lusa que às 9h30 continuava a nevar “com bastante intensidade” e referiu que os limpa-neves estavam “todos no terreno”, mas não adiantou previsões para a reabertura das vias.
Durante a madrugada também nevou na Guarda, sem necessidade de corte de vias.
Naquela cidade a neve ainda visível nos jardins e telhados dos edifícios.
Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê aguaceiros até ao final da tarde, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões do litoral norte e centro, e que serão de neve acima de 600/800 metros”.