Neve cai na região da Guarda em plena primavera

A cidade e a região da Guarda assistem hoje à queda de neve, mas não há registo de problemas rodoviários, uma vez que os flocos «não pegam» nas estradas, disse à agência Lusa fonte da proteção civil. Na cidade da Guarda, onde os termómetros marcam dois graus de temperatura máxima, a neve começou a cair […]

A cidade e a região da Guarda assistem hoje à queda de neve, mas não há registo de problemas rodoviários, uma vez que os flocos «não pegam» nas estradas, disse à agência Lusa fonte da proteção civil.
Na cidade da Guarda, onde os termómetros marcam dois graus de temperatura máxima, a neve começou a cair por volta das 09h30. «São aguaceiros de neve e não pega» no solo, disse à Lusa Eduardo Matas, comandante do serviço municipal de proteção civil da Guarda. Apesar de a neve ainda não ter pegado nas estradas, pelas 10h40, após uma queda mais intensa, os flocos já «pintavam» de branco os telhados e as árvores. Eduardo Matas adiantou que a proteção civil está apta a enfrentar qualquer situação anormal que ocorra nesta época do ano, em plena primavera, quando é invulgar nevar na região. «Temos o dispositivo montado, temos um limpa-neves e sal. Se for necessário atuar, os nossos meios estão prontos a intervir, mas estou convencido que não pega» nas estradas, disse o responsável. A neve também cai na zona de Foios, próximo da fronteira com Espanha, no concelho do Sabugal. «Está a cair [neve] com bastante intensidade. Os telhados já estão branquinhos», contou o presidente da junta de freguesia, José Manuel Campos, que considera a situação “bastante invulgar”. O autarca, de 65 anos, apenas recorda, «quando era estudante», de ter visto um nevão nesta época: «Foi no mês de abril e ficámos bloqueados dois ou três dias». Na Serra da Estrela também está a nevar, mas, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, «não pega» nas estradas e não há registo de qualquer problema.

Conteúdo Recomendado