NERGA promoveu produtos regionais em Lisboa

Fórum Florestal apresentado durante a AGROTEC O Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa foi apresentado publicamente no dia 6 deste mês durante a feira AGROTEC 2009, realizada na FIL, em Lisboa. No âmbito desta acção e a convite do Fórum, o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, numa iniciativa de promoção […]

Fórum Florestal apresentado durante a AGROTEC

O Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa foi apresentado publicamente no dia 6 deste mês durante a feira AGROTEC 2009, realizada na FIL, em Lisboa. No âmbito desta acção e a convite do Fórum, o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, numa iniciativa de promoção dos produtos regionais, ofereceu uma merenda regional. Os presentes tiveram, assim, a oportunidade de saborear a qualidade dos produtos típicos da região, oferecidos por algumas empresas e entidades, nomeadamente Quinta da Maúnça (Câmara Municipal da Guarda), Comissão Vitivinícola da Beira Interior, PABI, Museu do Pão e Casa da Prisca.
 
Como resultado do movimento de um conjunto de organizações de produtores florestais que, em 2008, se viu sem uma estrutura federativa nacional, com uma visão de fileira estruturante para o desenvolvimento rural, que representasse as motivações e necessidades dos produtores florestais com uma estratégia profissional e inovadora, surgiu a Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa. O Fórum Florestal, criado em Dezembro de 2008, é uma entidade sem fins lucrativos que integra cerca de 40 Organizações de Produtores Florestais, numa lógica de cooperação da rede profissional e empreendedora de apoio aos proprietários florestais a nível nacional.
 
“O parceiro que a floresta precisa”
 
O Fórum Florestal afirma-se no sector como “o parceiro que a floresta precisa”, pelo papel de pró-activo, agregador e interventivo, cujos objectivos passam pela dinamização e incentivo à gestão florestal sustentável e à defesa da floresta nacional, bem como a prestação de apoio técnico aos associados e produtores florestais, funcionando como elemento de ligação ao mercado. Procura a promoção e qualificação das funções económica, social e ambiental do proprietário florestal privado, zelando pela melhoria e diversificação dos seus rendimentos, bem-estar das populações rurais e uso sustentável dos recursos naturais associados à floresta.
 
Estratégia
 
O Fórum Florestal tem como estratégia desenvolver acções que aumentem a competitividade e sustentabilidade económica, social e ambiental dos espaços florestais privados. A aposta passa pela implementação de mecanismos de valorização da floresta, desenvolvimento de mecanismos de redução dos riscos da floresta, estabelecimento de mecanismos de consolidação fundiária e aumento da gestão profissional e criação de canais de maior aproximação entre a produção e o mercado numa lógica de fileira. É, ainda, considerada fundamental a aposta na profissionalização, formação e informação dos agentes do sector, bem como ser um parceiro institucional representativo da produção florestal nacional privilegiado junto do poder público, investigação e do mercado.
 
Mais informações sobre contactos, actividades e projectos do Fórum Florestal, dos associados e parceiros estão agora sempre disponíveis em www.forumflorestal.com
 

Conteúdo Recomendado