"Não existe nenhuma quarentena" para emigrantes que regressem ao país

O Governo ainda não decidiu se vai impor quarentena obrigatória aos espanhóis quando a fronteira reabrir em junho.

A ministra da Presidência adiantou também que o Governo ainda não decidiu se vai impor quarentena obrigatória aos espanhóis quando a fronteira reabrir em junho.


Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, garantiu que os emigrantes vão poder regressar a Portugal sem ficar em quarentena.

“A não ser que se venha de países em maior dificuldade, não existe nenhuma quarentena obrigatória [para emigrantes]. Há um acompanhamento das autoridades de saúde e essas decisões temos de respeitar, pois são quem tem condições de avaliar o risco concreto em cada caso”, esclareceu a governante, numa entrevista à TVI, que decorreu ontem à noite.

A ministra sublinhou também que há, neste momento, “várias condições que permitem que as pessoas passem nas fronteiras” e, o regresso de emigrantes a Portugal “é uma delas, que existiu durante todo este período e continua a existir.” “Todas as pessoas puderam sempre regressar ao seu país”, argumentou.

Ainda em declarações ao canal de Paço de Arcos, Mariana Vieira da Silva avançou que o Governo ainda não decidiu se vai impor quarentena obrigatória aos espanhóis quando a fronteira reabrir em junho.

Recentemente, recorde-se, o Ministério dos Negócios Estrangeiros garantia também que não há proibições ou limitações à vinda de emigrantes no Verão, em particular para quem reside na Europa.

O gabinete do ministro Augusto Santos Silva enfatizava, então, que o Governo pretende que “os emigrantes possam vir a Portugal no Verão para reencontrar as suas famílias e, como sempre têm feito, para apoiar na recuperação da economia”.

Além disso, assegurava ainda a tutela, “o Governo está a trabalhar para assegurar que, em qualquer cenário de evolução da situação na fronteira terrestre, venha a ser possível aos portugueses residentes no estrangeiro e com outra residência ou familiares em Portugal deslocarem-se ao nosso país no período de férias de Verão”.


Conteúdo Recomendado