Mutualista Covilhanense investe numa Unidade Móvel de Saúde este ano

http://www.urbi.ubi.pt/pag/14775

No passado dia 29 de dezembro, Nelson Silva, presidente da Mutualista Covilhanense, apresentou em Assembleia Geral o principal objetivo para 2016 que passará pela aquisição e apetrechamento de uma Unidade Móvel de Saúde destinada à prevenção, vigilância e prestação de cuidados primários nas freguesias rurais do concelho da Covilhã.

A apresentação decorreu no âmbito da apreciação e votação do Plano de Atividades para 2016, com orçamento de 1,5 milhões de euros, que foi aprovada por unanimidade. Com esta Unidade Móvel de Saúde, orçada em 70 mil euros, pretende-se colmatar dificuldades de acesso, principalmente por parte da população idosa, a cuidados básicos de saúde. De acordo com Nelson Silva, esta iniciativa “traduz-se, na prática, em levar os serviços da Mutualista na área da saúde para fora das suas instalações, para o exterior, chegando às freguesias e indo assim ao encontro dos associados, ao invés de serem estes a procurarem a instituição”.

Atualmente, a Associação Mutualista possui um centro clínico, com gabinete de enfermagem, consultas de clínica geral e de especialidade e de uma farmácia. O líder da referida instituição afirma que este novo serviço contará “com toda a experiência de muitos anos que a Mutualista tem na saúde”, bem como com “parcerias fundamentais”, nomeadamente das instituições e entidades ligadas à área da saúde, Câmara Municipal da Covilhã e juntas de freguesia. No entanto, Nelson Silva refere “que não será fácil colocar a unidade móvel de saúde na estrada no primeiro trimestre do ano, mas é esse o nosso desiderato”.

A reconversão energética do edifício pertencente à Mutualista Covilhanense, a continuidade na realização de obras de melhoramento do interior das suas instalações, a obtenção de um veículo devidamente adaptado para a valência de apoio domiciliário e o equipamento da sala Snoezelen são outros dos objetivos traçados para 2016. Relativamente a esta última prioridade, Nelson Silva explica que “é também um projeto inovador na região”, uma vez que se centra na promoção de uma terapia que alia a estimulação sensorial ao relaxamento, destinada a utentes diagnosticados com demência.

Por outro lado, a direção da instituição assume a pretensão de reabilitar o edifício que a mutualista tem na Avenida de Santarém, permitindo que “num futuro próximo, nasça ali uma unidade de turismo low-cost, um hostel, pelo que iremos apurar qual a viabilidade financeira de um projeto desta natureza”. No que diz respeito ao apoio social, “prevemos dar continuidade ao que tem vindo a ser realizado nos últimos anos”, declarou Nelson Silva.

No ano de 2015, esta organização registou 110 mil interações nos seus diferentes serviços e valências, incluindo atendimentos na Farmácia, centro clínico, estrutura residencial, centro de dia, apoio domiciliário e área social, através de variados programas e ações. Assim, no centro clínico foram atendidas uma média de 120 pessoas por dia, na farmácia cerca de 100, realizou-se o apoio diário a 130 idosos, serviram-se mais de 35 mil refeições na cantina social, no âmbito do Programa de Emergência Social foram contempladas 350 pessoas e a ajuda alimentar a pessoas necessitadas destinou-se a 100 famílias mensalmente. A estes números acrescem os atendimentos no Gabinete de Apoio ao Idoso e Associado, que ascendem aos 95 mensais, e os rastreios gratuitos realizados através do programa “Prevenir para Ganhar”, que entre junho de 2014 e março de 2015, chegaram a 1700 pessoas.


Conteúdo Recomendado