Evento Terminado em 2023-02-11 18:00:00

Museu do Pão apresenta livro que retrata a guerra dos cereais

Início: 2023-02-11 16:00:00
Fim: 2023-02-11 18:00:00
Local do Evento: Museu do Pão | Seia
Entidade Promotora: Museu do Pão de Seia
Mais Informações: https://www.museudopao.pt/
Concelho: ,

No dia 11 de fevereiro, pelas 16 horas, quase um ano após o início da guerra na Ucrânia, o Museu do Pão apresenta no seu espaço do bar-biblioteca o livro “A Guerra dos Trigos.

“A Guerra dos Trigos. Uma História Geopolítica dos Cereais”, do historiador Scott Reynolds Nelson, revela como os cereais foram sempre um agente silencioso de revoltas e revoluções.

O tema não podia ser mais oportuno. O livro foi escrito antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, mas a escalada da guerra trouxe novamente os cereais para o primeiro plano das preocupações mundiais e a discussão do livro para cima da mesa. Na verdade, o tema vem bem de trás; por todo o mundo, Reis, rainhas, aristocratas, sultões e czares tiveram sempre nos cereais a alavanca para o poder, usando-o em seu benefício para controlar a população. Hoje, como no passado, o controlo do pão continua a determinar guerras, como um bem básico e essencial que é: “O trigo é um alimento da fome” diz o autor. “É a última coisa que as pessoas vão parar de consumir”.

A situação atual é apenas mais um episódio numa já longa e dramática história. Não por acaso, este livro começa em Odessa, Ucrânia, o ponto nevrálgico da distribuição de cereais na Europa. O livro revela como conspiradores e chefes de Estado, trabalhadores e empresários, filósofos e economistas, transformaram a disputa humana pelo pão de cada dia em guerras e impérios, revoluções e conquistas, banquetes e fomes. Esta obra conduz os leitores desde os celeiros e as antigas rotas comerciais da Europa até à Guerra Civil dos EUA e ao fim da escravatura, à fundação de impérios, aos massacres da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa e, finalmente, ao mundo contemporâneo.

Uma História Geopolítica dos Cereais”, que contará com moderação de Carlos Vaz Marques, editor do livro, tradutor e jornalista, apresentação de Carlos Faísca, historiador e economista que se dedica ao estudo dos sistemas agrários de sequeiro em perspetiva histórica e Tiago Espinhaço Gomes, economista e consultor em temas ligados a estratégia, finanças e políticas públicas. A sessão conta ainda com um depoimento gravado de Scott Reynolds Nelson, o autor do livro. Scott Reynolds Nelson é historiador e especialista em domínios que vão da história americana do século XIX à história económica internacional, passando por temas como a circulação global de matérias-primas ou os desastres financeiros a nível mundial. Foi bolseiro de investigação de instituições prestigiadas como a Universidade de Harvard, a École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, ou a Fundação Guggenheim. É professor na Universidade da Geórgia.

O evento é de entrada livre e participação gratuita, mas a pré-inscrição é recomendada através do email museu@museudopao.pt.


Conteúdo Recomendado