Municípios da A25 pedem clarificação governamental sobre investimentos ferroviários

Câmaras de Aveiro, Viseu e Guarda pediram uma audiência ao secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.

As três autarquias que integram a “Plataforma A25”, um grupo informal, pretendem obter “uma clarificação governamental” sobre os investimentos ferroviários a dar prioridade no pacote de fundos comunitários até 2020, informou o edil aveirense. O tema do Plano Estratégico dos Transportes e Infra-estruturas (PETI) foi introduzido na reunião pública da Câmara, realizada esta quarta-feira, pelo vereador do PS, Eduardo Feio. Ribau Esteves notou a “originalidade” do Governo designar por “consolidação” os investimentos sinalizados para o corredor Porto – Aveiro – Viseu – Vilar Formoso (e por esta via chegar a Salamanca), o que deixa em aberto vários cenários. “Quer aprofundar os estudos para escolher a opção final”, admitiu. O valor de investimento, garantiu o autarca, “andará nos mil milhões, embora apareçam 980 milhões no documento” apresentado no final do último conselho de ministros. Ribau Esteves leu também a proposta enviada para a Comissão Europeia e encontrou um tom ainda “menos objetivo”. O Governo “deixa em aberto a possibilidade do corredor que defendemos, que tem um troço novo entre Aveiro e Viseu. Mas também pode ser a operação de sobrepor à Linha do Norte entre Aveiro e Pampilhosa e usar a Linha Beira Alta. Isso está mais do que provado que será um disparate”, comentou. Como “nenhuma das hipóteses está escolhida”, os autarcas da “Plataforma A25” solicitaram “a clarificação” da tutela, pedindo um encontro com o secretário de Estado dos Transportes. Ribau Esteves afasta “dois projetos de execução com profundidade”, algo que seria “inimaginável, por serem estudos muito caros”. “Estamos atentos para que a nossa opção seja escolhida”, garantiu. O edil pede também a correção da lista divulgada pelo Governo no que toca ao sector portuário, já que foi usada uma versão de investimentos ultrapassada. Por essa razão, aparece ainda o prolongamento do molhe norte da barra de Aveiro (26 milhões de euros), já em fase adiantada de conclusão.


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