Município de Pinhel assinala Dia da Cidade

Pinhel comemora hoje a elevação à categoria de cidade, estando previsto um dia repleto de atos públicos de grande relevância para a cidade e para o concelho.

As comemorações oficiais começam às 10 horas, em frente aos Paços do Concelho, com o Hastear das Bandeiras e a Sessão Solene em que irá intervir o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.

O programa da manhã prossegue com a apresentação do projeto do novo Parque Urbano, obra que vai nascer da requalificação do antigo Campo de Futebol Astolfo da Costa, no centro da cidade de Pinhel (a apresentação do projeto vai ser feita no local onde o mesmo vai ser implementado).

Segue-se a inauguração de um monumento em homenagem a José de Abranches Carneiro de Gusmão (Presidente da Câmara Municipal de Pinhel entre 1931 e 1945).

A manhã do Dia da Cidade termina com a inauguração da Piscina Municipal, um equipamento há muito desejado e que foi o único compromisso assumido pelo atual Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, nas eleições autárquicas de 2013. E porque os compromissos são para honrar e cumprir, Pinhel passa finalmente a dispor de um equipamento destinado à aprendizagem e prática de natação e de outras modalidades aquáticas.

Mas o programa de inaugurações não se fica por aqui e, à tarde, pelas 17 horas, vão abrir-se as portas das Piscinas Municipais Descobertas, no Parque Municipal da Trincheira, um equipamento associado ao lazer, que vem substituir uma piscina já muito antiga e sem condições.

Tal como já tem sido hábito e tradição, o dia começa a sua despedida com o Summer Sunset e White Party, que este ano vai ter lugar, precisamente, nas Piscinas Municipais Descobertas.

E com a chegada da noite, chega também a Pinhel a Ópera “Carmen”, de Georges Bizet, uma das obras mais representadas de todos os tempos. Este concerto operático surge no âmbito do programa “O.P.(us) – Ópera no Património”, fruto de uma candidatura ao programa Centro 2020, sendo sem dúvida um dos pontos altos da programação cultural das Festas da Cidade 2017.

Terminada a ópera, seguem-se outros ritmos, ritmos quentes e africanos, com os Calema, dupla de irmãos originários de São Tomé e Príncipe, muito popular entre o público jovem.


Conteúdo Recomendado