Município de Mêda associou-se à organização da “Semana da Saúde”

Entre os dias 21 e 30 de abril, realizou-se a Semana da Saúde e Bem-Estar de Mêda. Este evento derivou da parceria entre o Município de Mêda, Santa Casa da Misericórdia de Mêda, Academia Sénior de Mêda, Mêda em Movimento, ULS da Guarda, Agrupamento de Escolas de Mêda e Associação Mêda+.

Os primeiros dias foram dedicados às crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Mêda. Em diversas sessões com as crianças do pré-escolar e 1º ciclo, foi abordado o tema “Estilos de Vida Saudáveis”, abrangendo assuntos como a importância do pequeno-almoço, do exercício físico, da higiene corporal entre outros Para melhor fazer chegar a mensagem junto dos mais pequenos, recorreu-se à mascote da atividade, o Rocky, figura idealizada pelos elementos da Organização.

Para alguns dos alunos do 6.º e 10.º ano, foi realizada uma sessão de Suporte Básico de Vida, dirigida pelo 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mêda, Bruno Silva. Para os alunos do 2.º ciclo, foi abordado o tema do “Bullying” numa sessão dinamizada pela Psicóloga Jéssica Anciães. De seguida, foi facultada aos jovens a possibilidade de interagir com os cavalos do Real Picadeiro da Casa do Redondo. Relativamente ao tema “Distúrbios do Comportamento Alimentar”, os alunos do 3.º Ciclo realizaram um debate acerca dos vários tópicos que envolvem este tema.

Os jovens que frequentam o ensino secundário, tiveram a oportunidade de trocar ideias acerca do tema “Consumo de Substâncias Psicoativas”, numa sessão interativa dirigida pela Psicóloga Sónia Cruz, com a colaboração dos restantes elementos da Organização. Durante a hora de almoço, os alunos que passaram pelo refeitório escolar tiveram a oportunidade de assistir a um workshop de Cocktails sem Álcool, com demonstração de técnicas de flair bartending, com direito a tentativas por parte de alguns alunos, e ainda à prova de alguns cocktails.

A sexta-feira, dia 28 de abril, foi dedicada à população sénior do concelho e técnicos que trabalham em IPSS’s do concelho. A tarde iniciou com a sessão sobre o conceito de estimulação cognitiva, numa sessão orientada pela Neuropsicóloga Joana Pais. Posteriormente, a Nutricionista Raquel Rodrigues pertencente à empresa Nestlé proporcionou um momento de reflexão relativamente à alimentação na terceira idade. Por último foi dada a oportunidade aos idosos e técnicos de assistirem a uma sessão de Snoezelen¸ um espetáculo que visa a estimulação sensorial.

Nos dias 29 e 30 de abril, as atividades desenvolveram-se na Nave de Exposições, contando com a presença de clínicas e centros de estética nos stands para a divulgação de serviços, realização de rastreios, consultas e demonstrações gratuitas. A manhã de dia 29 de abril foi dedicada a terapias alternativas, iniciando-se com uma sessão de Taças Tibetanas com a Terapeuta Susana Falhas (5 Mãos) e seguindo com as Terapeutas Tânia Almeida e Patrícia Almeida (Arte de Luz) numa sessão de Reiki Omrom. A abertura da tarde ficou a cargo da turma de Cavaquinhos da Academia Sénior de Mêda. Como o tema do dia era a Diabetes, a sessão foi realizada pela Drª Teresa Marques (coordenadora), Dr. Luís Costa e Enf.ª Lúcília do Centro de Saúde de Mêda e pela Nutricionista Cátia Marques da Santa Casa da Misericórdia de Mêda. A atuação da turma de Dança do Grupo Desportivo de Mêda fez parte do programa, criando um momento de entretenimento, mesmo antes do Showcooking dinamizado pelo Chef Vitor Almeida (AESACADEMY) com a ajuda do Chef José Sengo, cujas receitas integraram produtos típicos da região. No final o público teve a oportunidade de degustar as receitas realizadas.

Para finalizar a tarde, a aula de Cycling ficou a cargo do Ginásio Body&Mind.

A peça de teatro “À Manhã” da obra “CAL” de José Luís Peixoto, representada pelo grupo de teatro Filandorra, foi o programa de sábado à noite, abordando temas como a demência, o envelhecimento, o isolamento e a desertificação do interior de Portugal.

Na manhã de domingo, dia 30 de abril, foi realizado um Circuito Funcional através da colaboração entre a Associação Mêda + e Prof. Luís Fonseca (Ginásio Municipal). A tarde começou com a presença de elementos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Drª Diana Gonçalves e Drª Eduarda Ganho, para a dinamização de uma sessão sobre Doenças Oncológicas. O Batismo Equestre, novamente a cargo do Monitor Mário Sobral do Real Picadeiro da Casa do Redondo, realizou-se durante a tarde até à sessão de Risoterapia, tornado possível o propagar de gargalhadas pelos participantes. Para acabar a Semana da Saúde, a escola Pé de Dança proporcionou uma demonstração de Danças de Salão, abrindo a oportunidade de participação ao público presente.

Para terminar, o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Mêda realizou mais uma atuação, plena de animação, finalizando assim a Semana da Saúde.


Conteúdo Recomendado