Município do Sabugal promove Clube de Leitura e Escrita Aberta

A vida do casal de pintores Frida Kahlo e Diego Rivera servem de mote para a 4ª sessão do Clube de Leitura.

No próximo dia 11 de janeiro, realiza-se a 4ª sessão do Clube de Leitura e Escrita Aberta, na Biblioteca Municipal do Sabugal, pelas 14h30.

A participante Maria da Conceição Pereira apresentará duas obras, de autores diferentes, que abordam as vidas fascinantes de um dos mais mediáticos casais de pintores do século XX: Frida Kahlo e Diego Rivera.

Neste encontro será apresentada a biografia romanceada “Frida Kahlo, de Rauda Jamis, um autorretrato da consagrada pintora mexicana que revolucionou a arte no seu país, e a obra “Diego e Frida”, de J.M.G. Le Clézio, versa a relação entre a pintura e a personalidade de cada artista, enquadrando-a no contexto histórico e nas respetivas correntes estéticas em que se inscreve a carreira artística dos pintores e que levam ao despoletar de uma paixão tão cativante quanto conturbada, como explica uma nota da organização.

Através destas duas obras, o Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) propõe “uma viagem pela vida pessoal tumultuosa e pela trajetória artística ímpar de uma mulher extraordinária, esposa do maior pintor mexicano da época, dilacerada por terríveis sofrimentos físicos e detentora de uma imensa força de criação”.

O Clube de Leitura e Escrita Aberta é promovido pelo Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, no Sabugal, em parceria com a Câmara Municipal do Sabugal.

 


Conteúdo Recomendado