Município do Sabugal avança com obras de requalificação de espaço público central da cidade

A Câmara Municipal do Sabugal iniciou as obras de requalificação e modernização do espaço público central da cidade para “criação de um espaço verde urbano central e de lazer”, foi hoje anunciado.

O município refere em comunicado publicado na sua página oficial da internet que a obra de Renovação da Estrutura Verde do Largo da Fonte é realizada no âmbito do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana do Sabugal e tem um investimento global da ordem dos 842 mil euros.

Segundo a autarquia do Sabugal, presidida por António Robalo, a intervenção tem como objetivo principal “a criação de um espaço verde urbano central e de lazer, com especial enfoque na criação de um elemento unificador e de interpretação dos elementos identitários do concelho” considerando cinco temáticas: património construído, história, fauna/flora, rio Côa e cultura/etnografia.

No espaço existe um chafariz, construído em 1904, que será mantido “como elemento central de referência, absorvendo a temática da água a sua ligação com o rio Côa”, é referido.

No âmbito da intervenção será feita a melhoria da acessibilidade e da mobilidade no espaço, a manutenção de uma área de estacionamento e a promoção da multifuncionalidade dos espaços urbanos (mobilidade urbana do peão e criação de espaço público de qualidade).

O município do Sabugal refere que devido à pandemia da covid-19 “não foi possível apresentar os pormenores do projeto e da obra em sessão pública agendada para o efeito, bem como da realização de uma iniciativa informativa de contacto pessoal no local da intervenção, igualmente agendada”.

“Importa salientar que a autarquia decidiu avançar com as obras de modo a cumprir o calendário previsto de execução das mesmas, assegurando que todas as medidas de prevenção estão a ser cumpridas, garantindo a segurança dos trabalhadores no exercício da sua atividade”, lê-se no comunicado.

As obras têm uma duração de 240 dias e a sua conclusão está prevista para dezembro.

No decurso das obras está prevista restrição à circulação rodoviária e pedonal na área de intervenção e condicionamentos esporádicos na zona envolvente, principalmente nas ruas da Fonte, 5 de Outubro, António José de Almeida, Florbela Espanca, Dr. Francisco Maria Manso, Luís de Camões e do Largo da Fonte, na Travessa do Largo da Fonte, na Avenida dos Bombeiros Voluntários e no Largo 25 de Abril.

A Câmara Municipal do Sabugal “lamenta eventuais incómodos causados e apela à melhor compreensão dos moradores, comerciantes, utentes e munícipes em geral”.




Conteúdo Recomendado