Município do Fundão lidera Rede de Cidades Criativas

Amanhã, dia 31 de março, pelas 14h30, irá realizar-se, na Livraria da Adega do Espaço Ó, em Óbidos, o lançamento do Programa Estratégico da Rede de Cidade Criativas.

Óbidos vai receber os 13 municípios portugueses de pequena e média dimensão que compõem a rede liderada pelo Município do Fundão, que tem como objetivo a definição e implementação de políticas públicas na área da criatividade e inovação: Abrantes, Águeda, Aveiro, Caldas da Rainha, Castelo Branco, Évora, Fundão, Guimarães, Montemor-o-Novo, Penela, Pombal, São João da Madeira e Tavira. O evento contará com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

A criação da Rede de Cidades Criativas, um ecossistema de experimentação de políticas públicas, assenta na conceptualização, adoção e aplicação destas políticas de inovação aplicadas aqui em contexto municipal de uma forma abrangente e integrada em todo o território nacional, disseminando as suas melhores práticas.

O evento de amanhã tem como objetivo a apresentação do Programa Estratégico, elaborado numa lógica de estratégia/ação em que, para além da identificação das áreas temáticas a desenvolver, ousa dar exemplos de ações concretas que podem ser realizadas pelos parceiros. Estas sugestões de ações pretendem ser mecanismos que os municípios possam utilizar rapidamente para começar a trabalhar a agenda da criatividade e inovação. Este Programa identifica um conjunto de plataformas de inovação que devem ser o objeto de trabalho da rede e dos seus parceiros.
Paralelamente ao Programa Estratégico da Rede, que tem uma abordagem macro, irá também decorrer a apresentação do Modelo dos Planos Municipais de Inovação, cujo objetivo é o desenvolvimento de políticas locais de inovação através desta ferramenta tangível, fundamental para que os municípios consigam implementar nos seus territórios ecossistemas de inovação e criatividade, que se assumam como geradores de sinergias positivas e soluções aplicáveis aos grandes problemas e desafios que se colocam hoje no panorama municipal nacional.


Conteúdo Recomendado