Município de Seia lança livro sobre expedição científica à Serra da Estrela em 1881

Através de crónicas da imprensa, telegramas, cartografia, desenhos e fotografias são evidenciados os pormenores, desde os preparativos, à viagem e aos dias de trabalho árduo na Serra da Estrela.

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia, vai receber, a 5 de agosto, a sessão de lançamento do livro “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, da autoria de Helena Gonçalves Pinto.


Publicado pelo município de Seia, o livro, que retrata o “projeto memorável da História da Ciência, da Sociedade e da Cultura nacionais”, integra um mapa desdobrável à escala 1:75000 que, em conjunto com os elementos documentais, “facilitam o reconhecimento dos locais e trajetos percorridos pelos expedicionários em 1881”


Através de crónicas da imprensa, telegramas, cartografia, desenhos e fotografias são evidenciados os pormenores, desde os preparativos, à viagem e aos dias de trabalho árduo na Serra da Estrela, despertando todas as atenções para o projeto vanguardista realizado por parte da Sociedade de Geografia de Lisboa.


Helena Gonçalves Pinto é licenciada em História, pela Universidade Autónoma de Lisboa e doutorada em Arquitetura (especialização em Teoria e História) pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2015).


É investigadora Integrada no História, Territórios e Comunidades – CFE NOVA FCSH, docente da Universidade Autónoma de Lisboa, colaboradora permanente do Centro Nacional de Cultura e sócia da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa.


Conteúdo Recomendado