Município de Manteigas participou no terceiro encontro do Projeto Europeu CARE

O terceiro encontro “CARE. Ação cultural para os refugiados na Europa” decorreu de 24 a 27 de outubro em Bordeaux, França.

Nos dias 24 a 27 de outubro, o Município de Manteigas, líder do projeto europeu “CARE. Ação cultural para os refugiados na Europa”, participou no seu terceiro encontro, bem como municípios e organizações parceiros, oriundos de Espanha, Itália, Portugal, França, República Checa e Bulgária.

Segundo uma nota informativa, o objetivo principal do projeto é contrariar a intolerância para com os imigrantes, através do diálogo intercultural e do entendimento mútuo.

Financiado por fundos europeus, através do Programa “Europa para os Cidadãos”, o projeto CARE tem a duração de 18 meses e conta já com a realização da conferência “O valor da diversidade cultural”, que decorreu em Manteigas, em dezembro de 2018, e a elaboração de um livro ilustrado para crianças, iniciado em San Valentino/Itália, em maio deste ano.

No encontro os delegados dos seis países europeus assistiram à projeção de curta-metragens selecionados para o concurso “Video Migration”. As curta-metragens, procedentes dos países europeus parceiros do projeto, foram apresentadas pelos próprios produtores, conjuntamente com os delegados, numa conferência e uma mesa redonda subordinada à temática das migrações na Europa.

As três curta-metragens vencedoras serão apresentadas no evento final do projeto CARE, que terá lugar em Barcelona (Espanha), no dia 20 de junho de 2020, Dia Mundial do Refugiado.

O projeto prosseguirá com dois encontros, um na República Checa, onde serão apresentadas boas práticas de inserção laboral de migrantes, e na Bulgária, onde será compilada toda a informação relativa às modalidades de receção de refugiados/imigrantes, tendo em vista a publicação do “Manual do acolhimento”.


Conteúdo Recomendado