Município de Idanha-a-Nova mais próximo dos consumidores

Fonte: http://www.hp3d.com.br/wp-content/uploads/2013/03/Escrevendo.jpeg

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai constituir um Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) com intervenção na área do concelho, no âmbito de um protocolo assinado na passada quarta-feira, dia 7, com a Direção-Geral do Consumidor.

Segundo um comunicado, o acordo estabelece a cooperação entre as duas entidades no funcionamento do CIAC, com vista à defesa dos direitos do consumidor, prestação de informação e mediação nos conflitos de consumo.

Na ocasião foi também assinado um protocolo na área do endividamento familiar, celebrado com o Centro de Investigações Regionais e Urbanas (CIRIUS), estrutura onde funciona o Gabinete de Orientação ao Endividamento do Consumidor, com sede no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

As ações a desenvolver, no âmbito deste segundo acordo, passam pela colaboração no aconselhamento financeiro a munícipes, na realização de atividades nas áreas do ensino e da formação financeira e na prestação de consultoria na gestão de orçamentos familiares e gestão do crédito.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, sublinha a importância dos protocolos na disponibilização de “meios humanos para prestação de informação aos munícipes do concelho sobre os seus direitos enquanto consumidores”.

“É importante que em tempos que dificuldades para as famílias, estas tenham próximo de si informação sobre os direitos que a legislação lhes dá”, por isso essa informação será prestada a partir da autarquia e em estreita colaboração com as juntas de freguesia, explicou.


Conteúdo Recomendado