Município de Gouveia repõe busto de Pedro Amaral Botto Machado

O busto de Pedro Amaral Botto Machado na avenida que possui o nome deste ilustre gouveense foi reposto pelo Município de Gouveia durante esta manhã tendo em conta as comemorações da implantação de república no próximo domingo, 5 de outubro.

O busto de Pedro Amaral Botto Machado foi furtado em abril do pedestal de homenagem na Avenida Botto Machado. Face ao significado e simbolismo da homenagem a este ilustre gouveense, o Município de Gouveia traçou como meta primordial a reposição do busto aquando das comemorações do 5 de outubro.

Fabricado em bronze, o novo busto de Pedro Amaral Botto Machado é uma reprodução do original. Para o efeito a autarquia de Gouveia contratou uma escultora que concebeu o molde e adjudicou a produção do busto.

Também o brasão de Gouveia furtado do pedestal de homenagem a Pedro Amaral Botto Machado foi reposto sendo uma réplica fiel ao original.

Neste sentido, o Município de Gouveia reposiciona todos os elementos icónicos de homenagem ao ilustre Gouveense Pedro Amaral Botto Machado seis meses após o furto.

O simbolismo da implantação da República assinala-se em Gouveia com a evocação e homenagem a Pedro Amaral Botto Machado enquadrada no âmbito do aniversário da Sociedade Musical Gouveense.


Conteúdo Recomendado