Município de Gouveia prepara projeto para estimular população sénior do concelho

Na próxima sexta-feira, dia 13, pelas 14h30, o Município de Gouveia e a siosLIFE irão apresentar o sistema interativo siosLIFE, na Associação de Beneficência Cultural da Freguesia de Lagarinhos (Centro de Dia).

O Município de Gouveia pretende desenvolver um projeto de estimulação física e cognitiva para a população sénior do concelho de Gouveia de forma a concetualizar um serviço generalizado que promova a qualidade de vida e os desafios da idade sénior.

A autarquia está a estudar as diversas formas de desenvolvimento deste novo serviço e as soluções tecnológicas de interação e comunicação adaptadas as necessidades e capacidades da população sénior.

O Sistema Interativo siosLIFE é composto por três plataformas com propósitos diferentes para cada grupo (idoso, instituição e família) e assenta no desenvolvimento e integração de tecnologias de interação para a inclusão social da população idosa. Com o devido ajuste das novas tecnologias e recurso a interfaces naturais (movimento, toque e voz), simplificação da comunicação entre o software e o utilizador, e adaptação ergonómica do hardware, o resultado é um sistema fácil e intuitivo para qualquer pessoa, incluindo aqueles que nunca tiveram contacto com as novas tecnologias.

Segundo a autarquia, “sendo da maior importância e necessidade a estimulação física, cognitiva e social desta faixa etária, a implementação deste sistema proporciona-lhe atividades mais dinâmicas e personalizadas. Este sistema interativo, pioneiro em Portugal, tem como pretensão ser um contributo social de referência no combate à exclusão dos idosos. Pretende-se promover a mudança da sociedade para com as questões do envelhecimento, partilhando uma solução diferenciada e inovadora que pode servir de exemplo para futuras iniciativas.”



Conteúdo Recomendado