Município de Gouveia celebra “Cantar das Janeiras” em formato digital

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, volta a celebrar este ano o “Cantar das Janeiras” em formato digital, devido à pandemia, foi hoje anunciado.

O “Cantar das Janeiras”, que será realizado no dia 06 de janeiro de 2022, é uma tradição popular que marca, habitualmente, “o reencontro das várias coletividades culturais do concelho de Gouveia, que se reúnem com o propósito de desejar a todos os gouveenses as boas festas”.

“Para evitar a realização presencial de um evento que reúne centenas de pessoas todos os anos – o que poderia constituir um fator de agravamento da situação epidemiológica -, o município de Gouveia irá festejar as Janeiras em formato digital, pelo segundo ano consecutivo”, refere um comunicado da autarquia enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, desta forma, evitando contactos, mas não deixando de assinalar a data, a Câmara Municipal “desafiou o associativismo local a perpetuar a tradição e a cumprir a identidade e memória coletiva do povo gouveense de forma virtual e segura”.

O município de Gouveia, presidido por Luís Tadeu, lançou o desafio às dezenas de associações e de coletividades locais para que produzam um breve vídeo, com a duração máxima de três minutos, onde, “através de uma performance criativa, desejem as boas festas a todos os gouveenses”.

O programa “Cantar das Janeiras e Sorteio de Natal” será exibido no Dia de Reis, 06 de janeiro, com emissão a partir das 20h30 na “Gouveia TV”, que contará com difusão no Facebook, Youtube e no Meo Canal VERDE 6290.

“Não obstante ao caráter digital deste evento, a atividade que será objeto de gravação deverá ser desenvolvida no cumprimento de todas [as] recomendações da Direção-Geral da Saúde, devendo os vídeos ser enviados para o email museuminiatura@cm-gouveia.pt, até ao dia 02 de janeiro do próximo ano”, remata a fonte.


Conteúdo Recomendado