Município de Celorico da Beira com orçamento de 13,7 milhões de euros

O orçamento foi aprovado por maioria pelo executivo autárquico de Celorico da Beira e pela Assembleia Municipal.

A Câmara Municipal de Celorico da Beira tem para este ano um orçamento de 13,7 milhões de euros, num documento que inclui verbas para o arranque do projeto do Parque Urbano do Escorial, considerado importante para o concelho.


Segundo o presidente da autarquia de Celorico da Beira, Carlos Ascensão (PSD), dos investimentos previstos para este ano destaca-se o arranque do projeto do Parque Urbano do Escorial, projetado para um terreno com cerca de 10 hectares no centro da vila, situado entre o eixo principal rodoviário e a variante, que a autarquia pretende candidatar ao quadro comunitário 2030.


No local, onde o município prevê investir uma verba global de 1,5 milhões de euros, pretende-se criar um Parque Urbano e uma quinta pedagógica (sobre as atividades tradicionais ao nível agrícola).


“Este é um dos projetos mais ambiciosos [para o município] e achamos que é bastante interessante e bastante importante em termos de criar condições, não só de saúde e bem-estar, mas também para fixar e trazer pessoas a Celorico da Beira”, disse o autarca à agência Lusa na sexta-feira, dia 6 de janeiro.


Carlos Ascensão referiu que o orçamento municipal para 2023 foi reforçado em 1,7 milhões de euros relativamente ao do ano anterior (que foi no valor de 12 milhões de euros), devido à previsão de “um volume maior de obras”, e por a situação financeira municipal ter melhorado e a Câmara já não se encontrar “numa situação de endividamento”.


O documento também reflete “a carteira de projetos” que está em perspetiva e dependente do quadro comunitário 2030.


Carlos Ascensão explicou à Lusa que a autarquia pretende avançar com a reconstrução e ampliação da Escola EB1 de Lajeosa do Mondego (um investimento de 417 mil euros) e com a alteração e ampliação do Parque Industrial A25 (535 mil euros).


Este ano, o município de Celorico da Beira também destina verbas para ações de estabilização de emergência na sequência dos incêndios do verão de 2022, em Linhares da Beira, para projetos de recolha seletiva de biorresíduos e para a melhoria da visitação ao Parque Natural da Serra da Estrela.


O autarca destacou, ainda, entre outros, a inclusão de projetos relacionados com os Trilhos do Mondego e de Montanha (roteiro Rapa, Cadafaz, Prados, Vide, Salgueirais e Linhares da Beira), praias fluviais (Ratoeira, Celorico da Beira e Lajeosa), repavimentação de várias vias municipais e da Estrada Nacional 16 entre Celorico da Beira e Fornos de Algodres e a requalificação do castelo de Celorico da Beira.


“É um orçamento realista, porque há um conjunto de obras que já estão a decorrer e algumas que estão projetadas para se iniciarem durante este ano”, apontou Carlos Ascensão.


Segundo o autarca social-democrata, o orçamento municipal de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, também contempla verbas que estão associadas à vertente social, tendo em conta que, para além de continuar a apoiar os munícipes mais carenciados, a autarquia está a desenvolver o projeto “Primeiro Direito”, um programa de apoio ao acesso à habitação.


Por outro lado, indicou que a autarquia que lidera continua a ajudar “quem mais precisa”, incluindo os cidadãos imigrantes que chegam ao território e que merecem “uma atenção especial”.


O orçamento foi aprovado por maioria pelo executivo autárquico de Celorico da Beira e pela Assembleia Municipal.


Conteúdo Recomendado