Município de Belmonte e AECBP estabelecem parceria empresarial com associação brasileira

Nos passados dias 17, 18 e 19 julho, a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, visitou a região da Cova da Beira.

De acordo com uma nota informativa da AECBP, durante os três dias, os dirigentes associativos brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer a realidade empresarial da Cova da Beira, através de um contato direto de partilha de conhecimentos e experiências com diversos stakeholders envolvidos nas estratégias de desenvolvimento económico, empresarial e de inovação territorial da região. 

A manhã do primeiro dia da jornada ficou marcada pelas visitas à Câmara Municipal, à Universidade da Beira Interior e ao hotel Tryp Covilhã Dona Maria. À tarde foi visitado o ParkUrbis, a Fitecom, a Quinta dos Termos e a Grasil

No dia 18, a ACIANF visitou os complexos hoteleiros H2OTEL Congress & Spa e Puralã Wool Valley Hotel & Spa e, no período da tarde, o grupo deslocou-se à empresa de confeções GRASIL em Belmonte e ainda itveram a oportunidade de conhecer alguns dos pontos históricos mais relevantes da vila, seguindo-se uma visita à Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa. No último dia do encontro, a Câmara Municipal de Belmonte recebeu o grupo numa cerimónia de encerramento. As visitas contaram com a presença da delegação composta por Julio Cordeiro, presidente da ACIANF e o seu vice-presidente, Roosevelt Concy. 

Do encontro empresarial resultou o compromisso e a aliança entre os intervenientes na troca de sinergias, saberes e experiências da sua realidade empresarial e na implementação de parcerias e projetos que promovam o desenvolvimento económico e empresarial da Cova da Beira e Nova Friburgo, ambas regiões de montanha.

O Município de Belmonte assina no dia 2 de setembro um acordo de Geminação com a cidade de São Paulo, a capital económica do Brasil.  António Rocha, presidente da Câmara Municipal de Belmonte, considera que “foi uma vitória diplomática conseguir este acordo. Uma vila da dimensão pequena como Belmonte conseguiu captar a atenção deste gigante financeiro, e que possui uma das maiores comunidades judaicas do mundo. É um abrir de portas para outra realidade… temos muito a ganhar com isso nos próximos anos. Espero que as pessoas percebam a importância deste passo em termos futuros.”

Brevemente, realizar-se-á uma incursão de uma comitiva regional a Nova Friburgo para contacto com a realidade empresarial da cidade transatlântica, conhecida pela sua atividade económica nas áreas da indústria metalúrgica, moda íntima e cervejaria.


Conteúdo Recomendado