Município da Guarda compra edifício para instalar empresas tecnológicas

A Câmara Municipal da Guarda decidiu esta terça-feira, por unanimidade, adquirir o edifício sede da Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte, localizado no centro histórico da cidade, para instalar empresas tecnológicas.

Segundo o autarca Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda), a autarquia vai adquirir o imóvel, situado na Rua General Póvoas, próximo da Praça Velha, no centro histórico da cidade mais alta do país, pelo valor de 250 mil euros.

O edifício “está pronto a ser utilizado” para, “no imediato”, a autarquia ali poder instalar empresas tecnológicas.

“E, devo dizer que [a compra], é [por] um preço abaixo do valor do mercado. O edifício estava avaliado, havia avaliadores a considerarem que ele valeria 400 mil euros, outros que valeria 300 mil, mas nós oferecemos 250 mil. E é por esse valor que nós o queremos adquirir. Chave na mão, para poder ser utilizado já amanhã, se for necessário, por empresas tecnológicas”, declarou Sérgio Costa aos jornalistas, no final da reunião quinzenal do executivo.

Para instalar a Pró-Raia referiu que o município, conjuntamente com a direção da associação encontrará “a melhor solução”.

Os dois vereadores do PSD presentes na reunião (Carlos Chaves Monteiro e Vítor Amaral) votaram a favor da proposta do executivo por considerarem que “trazer serviços, funcionalidades, empresas, é importante para revitalizar o centro histórico” da cidade, como justificou Carlos Chaves Monteiro.

O agora vereador social-democrata Carlos Chaves Monteiro, que chefiou o anterior executivo municipal, lembrou aos jornalistas que quando exerceu as funções de presidente, também adquiriu vários edifícios na parte antiga da cidade, incluindo o imóvel conhecido por antiga Casa da Legião e a antiga sede da Associação Comercial.

Luís Couto, do PS, justificou o voto favorável por admitir trata-se de “um bom negócio” para a Câmara Municipal da Guarda.

“É um bom negócio para a Guarda porque, havendo a possibilidade de colocação de algumas empresas tecnológicas, eu diria que junta-se o útil ao agradável”, disse.

A associação Pró-Raia, que tem sede na Guarda e também instalações na cidade do Sabugal, tem como associados os dois municípios e várias instituições e entidades locais.

Na reunião desta terça-feira do executivo municipal da Guarda, entre outros assuntos, foi também aprovado um voto de louvor por o neurocientista Rui Costa, natural da cidade, ter sido recentemente designado presidente do Allen Institute, nos Estados Unidos da América.

O presidente da autarquia referiu que Rui Costa é “um ilustre guardense, que no passado já foi homenageado pela Câmara Municipal”.

Sérgio Costa referiu, no entanto, que a autarquia que lidera não podia “deixar de o parabenizar sobre este novo feito da sua vida”.


Conteúdo Recomendado