Município da Guarda apresenta hoje projeto GuardaSmart.City

Trata-se de um projeto global e estruturante que pretende envolver todos os parceiros locais, nacionais e internacionais na construção de uma estratégia para o futuro da cidade da Guarda.

O projeto “Guardasmart.City – Investimento, Talento e Progresso Sustentável” é apresentado hoje, dia 18 de junho, às 17 horas, na Sala António Almeida Santos, nos Paços do Concelho.

A GuardaSmart.City é um projeto promovido pelo Município da Guarda e tem como objetivo promover a inovação e criatividade para desenvolver uma estratégia e um plano de ação efetivos em direção a um futuro sustentável e próspero.

Nesta sessão, que decorrerá durante a tarde nos Paços do Concelho, para além da apresentação de alguns dos projetos em curso e outros que podem vir a ser lançados em breve, serão ainda debatidas, com a presença de oradores internacionais, as potencialidades do concelho e as formas de atrair e fixar investimentos e obter financiamentos para promover um futuro sustentável da Guarda.

“Devido à sua excelente localização geográfica, a adoção de uma estratégia de captação e retenção de investimento e talento é uma das grandes prioridades. Essa estratégia consistirá, em primeiro lugar, na criação de uma estrutura transversal a todos os setores e departamentos municipais, que irá desenvolver conteúdos, propostas, pareceres e coordenar toda a informação relacionada com as temáticas da smart city que são já vastas e presentes em todas as áreas da governação municipal, desde a tecnologia propriamente dita, até à cultura, passando pela energia, mobilidade, turismo, educação, ambiente, economia e social”, acrescenta a autarquia.

A GuardaSmart.City será o elo de ligação entre a inovação, estratégia e ação, promovendo o município internamente e externamente e, ao mesmo tempo, interagindo com os restantes stakeholders e forças vivas, bem como outros parceiros estratégicos, que têm igualmente um papel primordial no futuro do concelho e no seu desenvolvimento.

PROGRAMA

17h15 – Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Alberto Chaves Monteiro – Sessão de Abertura

17h30 – Coordenador GuardaSmart.City, Vítor Pereira – Apresentação Guarda Smart City

18 horas – Consultor Sénior UNECE – Comissão Económica da ONU para a Europa, Pedro Neves – Keynote Speaker

18h30 – Debate


Conteúdo Recomendado