Município da Covilhã implementa Rede Ciclável

O corredor ciclável pretende melhorar as condições de circulação em bicicleta no meio urbano.

O Município da Covilhã tem a decorrer a empreitada de obra da Ciclovia da Rede Ciclável da Covilhã, uma intervenção que inclui a reestruturação da rotunda do Operário, localizada no cruzamento da Alameda Europa com a rua Dr. Manuel Castro Martins e a Avenida da ANIL.

A reformulação da rotunda do Operário consiste na redução do seu diâmetro de forma a permitir a criação, na sua envolvente exterior, de um corredor ciclável unidirecional, com 1.40m de largura, mantendo-se as duas faixas de rodagem destinadas ao trânsito automóvel, explica uma nota da autarquia.

Este corredor ciclável prolonga-se nos dois sentidos, na Alameda Europa e na Avenida Infante D. Henrique. Nas restantes vias da cidade, a ciclovia assume a forma de canal partilhado com os veículos automóveis, em vias de dois sentidos ou vias de sentido único, permitindo promover a melhoria das condições de circulação em bicicleta no meio urbano, refere a mesma fonte.

Em articulação com os outros meios de transporte da cidade, a implementação da Rede Ciclável irá contribuir para a promoção de modos de transporte mais sustentáveis, nomeadamente com o recurso a bicicletas elétricas de uso partilhado, e uma alteração dos hábitos na utilização do automóvel.


Conteúdo Recomendado