Município da Covilhã comemora dia nacional das coletividades com lançamento da plataforma do associativismo

Os cidadãos poderão registar-se segundo as suas preferências culturais e desportivas, sendo posteriormente notificados acerca de eventos e outras iniciativas organizadas pelo movimento associativo do concelho da Covilhã.

O dia Nacional das Coletividades (31 de maio) foi assinalado na Covilhã com a disponibilização online da nova Plataforma do Associativismo. Trata-se de uma ferramenta eletrónica relevante para a divulgação de atividades e partilha de informação, criando um importante “triângulo de ação” entre as associações, a Câmara Municipal e os munícipes.


Os cidadãos poderão registar-se segundo as suas preferências culturais e desportivas, sendo posteriormente notificados acerca de eventos e outras iniciativas organizadas pelo movimento associativo do concelho da Covilhã. Apesar de estar acessível ao público em geral, a Plataforma encontra-se em permanente atualização, através do carregamento de conteúdos realizado por cada uma das associações.


Destaca-se também a apresentação do livro de Joana Dias Pereira: “Associativismo Livre – Uma História de Fraternidade e Progresso (1834-1928)”. Para o presidente do município da Covilhã, “trata-se de um livro fundamental para conhecer o movimento associativo, no pais e na região, até ao Estado Novo». Vítor Pereira salientou ainda “a importância deste tipo de obra para a memória coletiva de um povo”.


O autarca aproveitou a presença de dezenas de dirigentes associativos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para lançar um concurso de ideias com vista a edificar um monumento de homenagem ao dirigente associativo. Para Vítor Pereira, “é importante perpetuar o papel decisivo dos dirigentes no movimento associativo da Covilhã”.


Conteúdo Recomendado