Mostra de tecnologia da Saúde e apresentação do Mestrado Europeu em Saúde e Bem-Estar hoje na UBI

A Saúde e Bem-Estar são temas que servirão de mote à I Mostra de Tecnologias Inovadoras da Universidade da Beira Interior (UBI), que se realiza esta quinta-feira, entre as 14 e as 17 horas na Faculdade de Ciências da Saúde.

A Faculdade da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) integra um consórcio europeu que vai lançar no próximo ano um Mestrado Europeu em Saúde e Bem-Estar.

Destinado a licenciados nas áreas da saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de reabilitação) e tecnologia, o Mestrado tem como parceiros duas universidades finlandesas e três holandesas.

O objetivo é “formar especialistas que alinhem as necessidades em saúde com desenvolvimentos tecnológicos”, disse Miguel Castelo Branco, diretor do Mestrado Integrado em Medicina da UBI.

“Com a população europeia cada vez mais envelhecida, os cuidados de saúde assumem um papel importantíssimo na sociedade atual e futura, que deverão ser otimizados, quer em custos, em tempo e melhoria dos cuidados prestados. Isto só será possível se os profissionais que já trabalham nestas áreas recorrerem e desenvolverem tecnologia aplicada à área em questão” acrescentou.

Os responsáveis das várias universidades estão reunidos desde segunda-feira na Covilhã para prepararem os conteúdos do ciclo de estudos e lançar o Mestrado Europeu em Saúde e Bem-Estar em Setembro do próximo ano.

A reunião termina com a realização da I Mostra de Tecnologias Inovadoras produzidas na Universidade da Beira Interior, que terá lugar entre as 14 horas e as 17 horas, na Faculdade de Ciências da Saúde.

O principal objetivo desta mostra é congregar trabalhos e conhecimentos que estejam a ser desenvolvidos por investigadores da UBI ou por empresas da região, no domínio das tecnologias associadas ou relacionadas com aquelas áreas, de forma a fazer um ponto da situação no que respeita à capacidade instalada na Cova da Beira nesta matéria e, simultaneamente, divulgar resultados de projetos de investigação, com vista a identificar parceiros interessados em explorá-los e a convertê-los em produtos comerciais.

Paralelamente à mostra haverá um espaço de apresentação dos projetos por parte dos investigadores.


Conteúdo Recomendado