Mistérios da Páscoa apresentam 270 tradições religiosas de Idanha-a-Nova

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova lançou a agenda dos “Mistérios da Páscoa”, publicação que calendariza as 270 tradições quaresmais e pascais que o município acolhe durante 90 dias.


A agenda “Mistérios da Páscoa em Idanha 2020”, pela primeira vez, junta ao calendário dos rituais de religiosidade popular um DVD com dois filmes inéditos, este ano dedicados às tradições de Penha Garcia durante o ciclo Pascal.

“A imensa riqueza desta obra que aprofunda, documenta e divulga os nossos usos, costumes e tradições, mas também estimula a preservação e revitalização destas tradições por todo o concelho”, refere, em comunicado, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

O autarca deste concelho do distrito de Castelo Branco explica que o número de práticas e expressões religiosas passou de 163 em 2009, ano em que foi lançada a primeira agenda, para 270 em 2020.

Armindo Jacinto realça os “ganhos muito importantes na autoestima das populações” e destaca a candidatura deste projeto à Lista de Boas Práticas do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Este ano, o destaque temático vai para as vivências da Quaresma e Páscoa em Penha Garcia.

A obra inclui a caracterização dos principais rituais, testemunhos de “Guardiãs das Tradições Penhagarcienses”, registos em fotografia e em filme, através de um DVD que contém duas curtas-metragens, uma sobre a Encomendação das Almas e outra sobre os Santos Passos.




Conteúdo Recomendado