Ministro do Ambiente visita concelho de Seia

Amanhã o Ministro do Ambiente irá visitar obras realizadas no âmbito do Acordo Quadro entre a Endesa e os vários municípios.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, visita amanhã, dia 5 de setembro, quarta-feira, a reabilitação efetuada na EM522 (troço viário entre São Martinho e Santa Marinha) ao abrigo do acordo estabelecido com a Hidromondego – Grupo Endesa, na sequência das medidas compensatórias negociadas com a referida entidade e o Governo, por via do cancelamento do Projeto de Aproveitamento Hidroelétrico de Girabolhos.

A passagem por Seia está agendada para as 15 horas onde visitará as obras de compensação efetuadas no âmbito do referido Acordo Quadro, estabelecido também com os concelhos de Nelas, Gouveia e Mangualde.

No caso de Seia, para além do troço entre São Martinho e Santa Marinha, as medidas de compensação incidiram ainda na requalificação das Estradas Municipais EM 502 – 1 (Paranhos da Beira – Girabolhos, assim como a EM 514 (Sandomil – Torroselo), um investimento que supera 1,6 milhões de euros.

Para além destas compensações da Hidromondego, relevar igualmente o pacote de investimentos, superior a 1,5 milhões de euros, negociado com o Governo, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que integra as seguintes obras: construção de Emissário de Águas Residuais, EEAR e ETAR de Várzea de Meruge, construção de ETAR de Vasco Esteves de Cima, construção da Rede de Drenagem de Águas Residuais de Santiago, Construção de Rede de Drenagem, EEAR e ETAR de Barriosa, construção de EEAR e Emissário de Cabeça de Eiras à ETAR de Sandomil.

A visita aos concelhos inicia-se em Nelas, pelas 9h45, com uma Sessão de Apresentação Geral das obras realizadas nos quatro concelhos, no Edifício Multiusos de Nelas, a que se seguirá a intervenção de cada um dos presidentes de Câmara, José Borges da Silva (Nelas), João Azevedo (Mangualde), Filipe Camelo (Seia) e Luís Tadeu (Gouveia), bem como de Nuno Ribeiro da Silva, Presidente da Endesa em Portugal.

O encerramento da sessão estará a cargo do ministro do Ambiente, seguido da visita às obras, primeiro em Nelas, depois a Mangualde e Seia, finalizando em Gouveia.

 

Programa de Visita – Sessão de Apresentação Geral das Obras realizadas nos quatro Concelhos (Multiusos de Nelas)

09:45 – Receção dos convidados

10:00 – Sessão de Abertura e Boas Vindas | Presidente da Câmara de Nelas, José Manuel Borges da Silva

10:10 – Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Nuno Azevedo

10:15 – Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Miranda de Figueiredo

10:20 – Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Manuel Tadeu Marques

10:25 – Visionamento de um vídeo resumo dos programas de obras realizados nos quatro Concelhos

10:30 – Intervenção do Senhor Presidente da Endesa em Portugal, Nuno Ribeiro da Silva

10:40 – Sessão de Encerramento | Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

10:50 – Declarações à Comunicação Social

11:00 – Vista a Obra no Concelho de Nelas

Reabilitação viária da estrada marginal do Rio Mondego entre Caldas da Felgueira e São João do Monte (12 Km)

12:00 – Visita a Obra no Concelho de Mangualde

            Preparação da Zona Industrial do Salgueiro

15:00 – Visita a Obra no Concelho de Seia

            Reabilitação viária em Santa Marinha

16:00 – Visita a Obra no Concelho de Gouveia

            Reabilitação viária e pontão em Arcozelo

16:30 – Encerramento da Visita


Conteúdo Recomendado