"É importante que salário mínimo possa aumentar"

Fonte: http://www.publico.pt/economia/noticia/pires-de-lima-diz-que-salarios-baixos-nao-devem-ser-um-factor-competitivo-1623471

O ministro da Economia considera que é importante aumentar o salário mínimo nacional e que a discussão sobre o mesmo deve ser iniciada pelos parceiros sociais.

Para António Pires de Lima, é preciso iniciar as conversações “em sede de concertação social para se chegar a um acordo” para um aumento, disse esta quarta-feira, durante uma audição na comissão parlamentar de economia.

O governante recusa “fazer projeções” sobre o valor da subida do salário mínimo, mas sublinhou que “é importante que possa ser aumentado”. Sobre datas apontou o final de 2014 ou o início de 2015.

O ministro relembrou que, de há uns meses para cá, tem vindo a lançar um apelo às empresas com melhor perspetiva económica para aumentarem os ordenados. Pires de Lima deu o seu exemplo passado como gestor que não precisou de esperar pelo Estado para subir remunerações.

Este aumento é uma questão de “justiça e reconhecimento” pois é “uma medida que serve de referência para muito agentes empresariais portugueses”, sinalizou.


Conteúdo Recomendado