Ministério da Ciência lança laboratórios de participação pública

O Ministério da Ciência apresenta hoje, em Bragança, o primeiro laboratório de participação pública, uma iniciativa que visa envolver a sociedade civil na discussão de políticas públicas para a investigação e tecnologia e a difusão do conhecimento.

Os laboratórios de participação pública, que se realizam em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, são, na prática, sessões de debate e reflexão abertas a cidadãos, investigadores, professores e estudantes universitários, instituições públicas e privadas e organizações governamentais e não-governamentais.

O primeiro laboratório, ‘Nordeste Transmontano’, decorre hoje, em Bragança, e pretende debater os desafios e as oportunidades da região em termos de conhecimento, indica em comunicado o ministério, que promove a iniciativa.

A ideia é, com base nas reflexões feitas, definir um programa de ação para a região, para os próximos 15 anos, envolvendo empresas e instituições, que valorize, nomeadamente, as relações luso-espanholas, a arte e a música, a indústria, novas formas de turismo e de promoção de produtos regionais, a melhoria da eficiência energética e as atividades em tecnologias para a saúde.

O laboratório ‘Nordeste Transmontano’ é organizado em colaboração com a Câmara Municipal de Bragança, Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes e o Instituto Politécnico de Bragança.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, os laboratórios de participação pública estão direcionados em dois eixos: um primeiro, o da definição de agendas temáticas de investigação e inovação, incluindo o desenvolvimento das cidades, da eficiência energética, do setor agroalimentar e florestal, da indústria, das tecnologias espaciais e de conteúdos culturais, e um segundo, o da valorização do conhecimento para o desenvolvimento das regiões.


Conteúdo Recomendado