Metade do malparado está na construção e imobiliário

Crédito à habitação, construção e atividades imobiliárias somavam no final de junho 8,82 mil milhões de euros em malparado: 52% do total em Portugal. O malparado não dá sinais de querer recuar em Portugal. No final de junho, os bancos detinham 16,8 mil milhões de euros em créditos de cobrança duvidosa, segundo dados do Banco […]

Crédito à habitação, construção e atividades imobiliárias somavam no final de junho 8,82 mil milhões de euros em malparado: 52% do total em Portugal.
O malparado não dá sinais de querer recuar em Portugal. No final de junho, os bancos detinham 16,8 mil milhões de euros em créditos de cobrança duvidosa, segundo dados do Banco de Portugal. Este montante já ultrapassa em 17% os 14,37 mil milhões de euros que se encontravam em incumprimento há um ano. Representa ainda 7,2% do total de 235,3 mil milhões de euros de empréstimos às empresas e às famílias portuguesas. Apesar do malparado atingir de forma transversal a generalidade dos segmentos da economia nacional, alguns são mais afetados. Mais de metade do crédito em incumprimento está no betão, na área da construção e do imobiliário. Os números do Banco de Portugal indicam que o crédito à habitação, do lado dos particulares, e os sectores da construção e das atividades imobiliárias, do lado das empresas, somam conjuntamente 8,82 mil milhões de euros em créditos de cobrança duvidosa. Isto equivale a 52,4% do total de empréstimos em incumprimento.

Conteúdo Recomendado