Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário acreditado por seis anos na UBI

A3ES avaliou positivamente este 2.º Ciclo da Faculdade de Artes e Letras.

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior acreditou o Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário por seis anos, período máximo previsto por lei.

A decisão da A3ES é um “resultado importante”, como refere José Domingues, diretor do Mestrado, depois de dois balanços que foram aproveitados para elaborar um plano de desenvolvimento do ensino da filosofia da Universidade da Beira Interior (UBI) que compreende as direções de investigação, publicação, parcerias e formação.

Ao longo do curso os estudantes têm oportunidade de fazer uma abordagem do trabalho didático específico da filosofia, relacionando-o com os novos desafios pedagógicos e deontológicos dos professores e com as repercussões das novas tecnologias sobre a escola e a educação.

Uma das características distintivas deste Mestrado está presente na multidisciplinaridade que resulta do “trabalho colaborativo e especializado de fundo entre várias áreas disciplinares, de natureza teórica e aplicada, que integram o plano de estudos de diferentes departamentos da Universidade”, explica o diretor de um curso que coloca os estudantes “no centro de um plano destinado a dar relevância ao ensino de filosofia”.

O Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário integra a oferta formativa da Faculdade de Artes e Letras e tem um grande investimento nas relações com investigadores de universidades portuguesas e do Brasil.

Entre as vantagens do curso estão o reforço dos estudantes como elementos fundamentais na implementação de uma investigação coordenada pelo LabCom.IFP, a aposta na componente multidisciplinar, associada ao desenvolvimento da competência profissional e científica de cada formando e a disponibilidade para um programa dedicado às tutorias para que o estudante construa uma formação que venha a ser aprovada.

Entre o público deste mestrado estão aqueles que procuram completar “o trabalho que fazem como profissionais nas escolas, numa forma de desenvolverem as competências que hoje mais valorizadas são no ensino”, segundo José Domingues, concluindo: “Por isso, importa chegar a estes, apoiar no processo de melhoria dos métodos de ensino e criar ambientes de conhecimento”.


Conteúdo Recomendado