Mercado Medieval na aldeia histórica de Marialva

A aldeia histórica de Marialva vai receber, entre sexta-feira e domingo, mais uma edição do Mercado Medieval, que reconstituirá o ambiente socioeconómico e de animação de finais do século XIII e do início do século XIV.

O Mercado Medieval de Marialva é um evento promovido pelo Município de Mêda, em colaboração com diversas instituições concelhias, com o qual a organização pretende “relembrar as vivências, usos e costumes medievais e, simultaneamente, reconstituir o ambiente socioeconómico e de animação que se vivia à época do Reinado de Dom Dinis na importante vila de Marialva (finais do século XIII e inícios do século XIV), recriando-se uma época histórica, importante e representativa para a vila de Marialva e para a História de Portugal”.

Segundo a organização, a iniciativa decorrerá no castelo, na cidadela e no arrabalde da aldeia histórica de Marialva.

Marialva fica a poucos minutos da cidade de Mêda. Esta Aldeia Histórica, num cenário que revela uma das relíquias vivas da ancestralidade portuguesa, transporta o visitante às raízes mais profundas da história do país. As ruas, ladeadas por edifícios resistentes ao tempo, conduzem à cidadela cercada pelas muralhas cujas ruínas é fácil perder a noção do tempo. Povoada pelos aravos, povo lusitano, foi posteriormente conquistada pelos romanos, seguidos dos árabes, até à vitória final de D. Fernando, o Magno, em 1063, na sua emblemática conquista das Beiras.

O programa do Mercado Medieval será divulgado brevemente.


Conteúdo Recomendado