Mercado do Queijo Serra da Estrela em Gouveia

O Município de Gouveia vai organizar, nos dias 7 e 8 de abril, o Mercado do Queijo da Serra da Estrela, que irá decorrer no Mercado Municipal de Gouveia.

Segundo a organização, “este é um certame de valorização, promoção e comercialização do Queijo Serra da Estrela DOP e de outros produtos endógenos da Serra da Estrela”.

O Mercado do Queijo reúne, durante dois dias, pastores, produtores e queijarias de Queijo da Serra da Estrela. A atividade visa valorizar e reunir toda a fileira produtiva deste produto endógeno, de relevância primordial para o concelho de Gouveia, implementando espaços de degustação e comercialização do principal queijo português.

O programa para os dois dias do Mercado é preenchido e diversificado, com animação musical e cultural garantida e com os visitantes a ter a possibilidade de assistir a diversas apresentações e momentos gastronómicos, com destaque para os showcookings e demonstrações culinárias.

O certame terá início na sexta-feira, dia 7 de abril, pelas 09h45, com a saudação à cidade pela Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado”, seguindo-se a abertura do Mercado do Queijo 2023 e da Feira do Queijo Serra da Estrela, com um workshop de fabrico do Queijo Serra da Estrela DOP.
Ainda durante o período da manhã, vão decorrer provas públicas de queijo e a animação ficará a cargo do Grupo de Cantares “Os Mondeguinhos”.
A tarde tem início com um showcooking de “Azevias de Requeijão” e de “Bombons de Chocolate de Queijo Serra da Estrela DOP e Bombons de Castanha”. Terá também lugar o Laboratório Gastronómico, com uma Prova Sensorial Queijo Serra da Estrela DOP pela Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores da Serra da Estrela, esta é uma atividade sujeita a inscrições prévia para todos aqueles que queiram participar.

Pelas 17h00 atua o Rancho Folclórico de Gouveia e, a finalizar o programa de sexta-feira, tem lugar no espaço Queijos de Portugal, uma prova de Queijos Nacionais DOP, protagonizada pela ADRUSE. A enoteca recebe o “White Wine Sunset”, num momento onde será possível desfrutar de um final de tarde perfeito.

No sábado, dia 8 de abril, o mercado abre as suas portas às 10h00, com uma sessão de esclarecimento sobre o BUPI – Balcão Único do Prédio. O momento musical será protagonizado pelo Grupo de Concertinas de Gouveia.
As Masterchefs Sandra Pimenta e Sahima Hajat, a vencedora do “MasterChef Portugal 2023”, também vão estar presentes no Mercado do Queijo, num momento especial, uma vez que, em conjunto, vão confecionar uma tarte de queijo fresco.

A encerrar o período da manhã, o IG – Escola Profissional protagoniza a “Alambicada”, em mais um Laboratório Gastronómico no Restaurante do Mercado Municipal.

Da parte da tarde a literatura também vai estar em destaque no Mercado do Queijo, com a apresentação de dois livros, “A grande viagem pelas canadas de Viriato”, uma obra da autora Celeste Almeida e “Queijeiras – As guardiãs da Montanha” das Aldeias de Montanha.

O Rancho Folclórico de Vinhó atua às 16h30, seguindo-se a Harmonização de Queijo Serra da Estrela DOP com Vinhos Dão – Serra da Estrela, protagonizado pelo Instituto de Gouveia (IG), em mais um momento de despertar do paladar do Laboratório Gastronómico.


Conteúdo Recomendado