Mercado da Terra em Sortelha

A iniciativa promovida pela ADES – Associação Empresarial do Sabugal, terá lugar no fim de semana de Páscoa, dias 30 e 31 de março e 1 de abril.

A ADES – Associação Empresarial do Sabugal, irá promover com apoio do CLDS 3 G, em parceria com o Município do Sabugal, e colaboração do Núcleo Cultural e Desportivo de Sortelha e da Junta de Freguesia de Sortelha, uma nova edição do Mercado da Terra – Feira da Páscoa, na Aldeia Histórica de Sortelha.

A iniciativa terá lugar no Largo do Corro da Aldeia Histórica de Sortelha, no fim de semana da Páscoa (dias 30, 31 de março e 1 de abril).

Segundo a organização, “este certame terá como principal finalidade a promoção e divulgação de atividades, nomeadamente as que estão associadas ao mundo rural e ao artesanato da região, e contribuirá para a promoção das artes e ofícios do concelho do Sabugal e da região.”

“Esperam-se nesse fim de semana centenas de visitantes e turistas que nesta época visitam Sortelha, aproveitando para conhecer e até mesmo adquirir os produtos locais e artesanato do Concelho do Sabugal. Em termos de expositores, o certame contará com a participação de artesãos e de outras atividades que se relacionam com o mundo rural, assim como, os produtores de enchidos, doces tradicionais, compotas, mel, azeite, licores, entre muitos outros produtos da terra.”

Esta iniciativa irá dar a conhecer e promover os hábitos e costumes da região, reviver memórias esquecidas ao longo do tempo, num contexto inovador e favorecedor de vivências tradicionais. Será também um espaço de comunicação entre pessoas detentoras de conhecimentos e práticas relacionadas com a cultura rural, interagindo com gerações mais novas e com populações portadoras de outras culturas e saberes, numa perspetiva educativa e formativa.

“A Feira proporcionará certamente contactos, encontros, troca de serviços, troca de produtos, compra e venda, movimentando o cenário produtivo local e da região como um todo”, acrescenta.


Conteúdo Recomendado