Mensagem do Presidente da Comissão Florestal do NERGA

Eng.º Hugo Jóia (também Vice Presidente do Fórum Florestal)  Ilustres directores das OPF e Caros Colegas O sector florestal está em mudança! As organizações de Produtores Florestais são, ao contrário de que se tenta passar para fora, um parceiro fundamental no panorama florestal português:  Somos a força que assegura a manutenção dos povoamentos com os […]

Eng.º Hugo Jóia

(também Vice Presidente do Fórum Florestal) 

Ilustres directores das OPF e Caros Colegas

O sector florestal está em mudança!

As organizações de Produtores Florestais são, ao contrário de que se tenta passar para fora, um parceiro fundamental no panorama florestal português: 

  • Somos a força que assegura a manutenção dos povoamentos com os Sapadores;
  • Somos os olhos que vigiam e habitam a floresta;
  • Somos uma imensidão de técnicos superiores que povoam aldeias e vilas de Portugal;
  • Somos o apoio das autarquias; Somos o parceiro social para todos aqueles que não têm força para gerir sozinhos a floresta;
  • Somos o elemento de extensão florestal;
  • Somos hoje o elemento que interliga os serviços do estão com os proprietários;
  • Somos a bandeira que promove os produtos florestais de futuro (cogumelos, aromáticas, carbono);
  • Somos o trabalho de campo e o batedor que conhece melhor a sua região.

Na nossa região a Beira Interior, onde a produção tem pouca expressão e a conservação é um obstáculo à sustentabilidade das OPF e a estrutura fundiária é um problema, cumpre-nos a todos procurar soluções e alternativas para o futuro.

Estamos preocupados e apreensivos com o futuro, porém acreditamos que em espírito de cooperação e união poderemos encontrar modelos interessantes para a nossa região.

A floresta alternativa na perspectiva da ruralidade que tanto nos identifica será a melhor hipótese que temos não obstante dos projectos de sumidouros de carbono, povoamentos em silvicultura próxima da natureza, modelos de integração paisagística e até integração de actividades desporto em espaços florestais.

Temos que abrir as nossas mentes para as alternativas que estão à nossa frente… Não esqueçam que a floresta portuguesa está maioritariamente na posse de proprietário privados apesar dos investimentos serem consubstanciados pelos fundos públicos.

Este paradigma dá-nos a força que precisamos!

Eng.º Hugo Jóia


Conteúdo Recomendado