Mau tempo não afeta festa das Amendoeiras em Flor no Douro Superior

A organização das festividades da Amendoeira em Flor no Douro Superior garantiu hoje que o mau tempo que se tem feito sentir na região “não afetará” a realização das atividades programadas.

“Os seis municípios do Douro Superior preparam-se atempadamente para receber as festividades com espaços apropriados, para a realização dos mais diversos eventos, que animam a economia rural dos concelhos envolvidos”, avançou à Lusa o secretário-geral da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), Nuno Trigo.

Aproveitando os tons brancos e rosa da paisagem natural que atraem alguns milhares de visitantes a este território, cada uma das localidades envolvidas faz a suas apostas culturais e gastronómicas para cativar os visitantes.

Os concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo, em Bragança, e Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda, promovem as suas atividades gastronómicas, culturais e económicas coordenadas pela AMDS.

A música, a gastronomia, o desporto, e diversos certames de produtos tradicionais são os ingredientes para que o mês março seja “de excelência” nestes concelhos do território duriense.

Em Freixo de Espada à Cinta, a Feira Transfronteiriça Arribas do Douro e Águeda tem o seu ponto alto no fim de semana de 09 a 11 de março, um certame que receberá cerca 80 expositores oriundos de Portugal e Espanha.

Já Mogadouro abre as festividades no sábado com a Feira Franca dos Produtos da Terra que contará com música e animação e com uma prova de atletismo.

Miranda do Douro celebra a “Exaltação das Capas de Honras Mirandesas” a 11 de março e encerra as festividades com Festa da Bola Doce Mirandesa, marcada para os dias 29 a 31.

Mais a sul, Torre de Moncorvo terá dias 18 e 19 o ponto alto das atividades programadas para março.

Por Vila Nova de Foz Côa, um dos pontos alto das festividades será o cortejo etnográfico marcado para o dia 11 de março, onde se junta a cultura as ruralidades deste concelho.

Em Figueira de Castelo Rodrigo, um concelho que há cerca de uma mês integra a AMDS, um dos atrativos será a “Festa do Almendo”, a realizar em Barca d’Alva, no domingo.

Para visitar estes locais a CP organiza viagens de comboio de desde a Estação de Campanhã (Porto) até ao Pocinho (Vila Nova de Foz Côa).

Segundo a página oficial da CP na internet, este ano será lançada a 65.ª edição da Rota das Amendoeiras, um passeio às regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro que, além da viagem em comboio especial, inclui três itinerários complementares em autocarro, e que permitirá ver as amendoeiras floridas e o património cultural e gastronómico daquela zona de Portugal, durante o mês de março.

Nos sábados de 03, 10, 17 e 24 de março, o comboio especial com carruagens de 1.ª e 2.ª classe parte do Porto, estação de Campanhã, pelas 07h05 com destino ao Pocinho, chegando às 10:15. O passeio continua depois, por um dos percursos de autocarro disponíveis.


Conteúdo Recomendado