MatGouveia 2016 decorre até sábado

Trata-se de uma exposição interativa, dirigida a escolas (alunos de todos os níveis de ensino) e ao público em geral.

A iniciativa decorre entre hoje e sábado, das 9h30 às 17 horas, nas instalações do Teatro Cine de Gouveia.

O seu objetivo é proporcionar aos visitantes a possibilidade de visualizar e interagir com duas exposições da APM – “Jogos do Mundo” e “À Medida do Tempo”, organizadas pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional, promovendo o conhecimento de forma lúdica e motivando o interesse pela disciplina de matemática.promovendo o conhecimento de forma lúdica e motivando o interesse pela disciplina de matemática.

Para além das exposições haverá atividades lúdicas diversificadas – como jogos, jogos de computador e diversos desafios matemáticos. Paralelamente, decorrerão ateliês de origami adequados à faixa etária dos alunos.

Este ano, o MatGouveia será dedicado a diversas áreas da matemática e contará com a presença de um leque diversificado de dinamizadores, que darão voz às sessões temáticas do programa.

Hoje, dia 27 de janeiro, no âmbito da matemática recreativa, Fátima Silva Leite, da Universidade de Coimbra, irá apresentar “Uma Viagem sobre rodas e estradas exóticas”.

Amanhã, dia 28 de janeiro, António Bento, da Universidade da Beira Interior irá apresentar “A magia dos quadrados mágicos”. Já na sexta-feira, o dia será dedicado à informática, com Pedro Pinto do Instituto Politécnico da Guarda a apresentar o conceito de Cloud Computing. Mais tarde Ricardo Sousa da Empresa Ponto Z irá abordar os conceitos de modelação, digitalização e impressão 3D.

A fechar o programa deste ano estarão três membros da Fundação PT que irão protagonizar uma peça sobre “ID – A tua marca na net”.

A iniciativa organizada pelo Instituto Gouveia, no âmbito do POCH do Portugal 2020, surge com o apoio de várias entidades, nomeadamente Município de Gouveia, Instituto Politécnico da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade da Beira Interior, Fundação PT, entre outros.

 

MatGouveia2016


Conteúdo Recomendado